sábado, 17 de janeiro de 2009

Amigos de Pelotas, um fenômeno de comunicação

O Amigos de Pelotas é um blog jornalístico, feito em Pelotas por pelotenses, e, mesmo que soe super-redundante, com notícias sobre Pelotas.

Rubens Amador Jr. (ou Rubens Filho) voltou à terra natal, após 22 anos rodando pelo Brasil. Começou em 4 de abril um blog pessoal, que teve tanto sucesso que os acessos foram aumentando de modo espetacular.

Em dezembro passado, foram festejados os 400 mil, cerca de 2 mil por dia. Se fosse nalguma capital, não chamaria a atenção, mas neste recanto do país, é um fenômeno. Até então, era preciso consultar jornais de Porto Alegre para ter notícias sobre Pelotas na internet.

Rubens (dir.) ganhou um prêmio de jornalismo, também escreve ficção e tem um belo estilo literário. Três "colunistas" do blog são fruto de seu talento imaginativo.

Hoje (17) o blog noticiou seu recorde de visitas: somente ontem, 2547 pessoas de 101 cidades brasileiras buscaram informação sobre a tragédia ocorrida com o time do Grêmio Esportivo Brasil. O Diário Popular dedicou toda sua edição de hoje ao mesmo fato, mas por ter seu site desativado somente os assinantes podem ler o jornal.

Outro fenômeno é a frequência de postagem, tão alta (e promete subir) que o blog já anunciou que tomará em breve um formato de jornal eletrônico. Até 2008, saía uma média de 10 posts por dia, que em 2009 já subiu para 15.

Rubens redige a maior parte do texto, mas soube conformar um corpo de cronistas que escrevem sobre cultura, gastronomia, esporte, cinema, psicologia. Eu me conto entre eles desde agosto passado. Foi ali que surgiu a ideia deste novo blog, somente sobre a cultura pelotense.

Num tom crítico e irônico, o Amigos de Pelotas veicula notícias atuais (sem limitar-se à cidade) e também algumas fictícias, que em si mesmas nos fazem sorrir e nos deixam pensando sobre as mensagens ocultas. A última dessas notas imaginárias (transcrita abaixo) saiu dia 4 de janeiro.

Brigada Militar fotografa OVNI
O equipamento de uma unidade móvel da Brigada Militar de Pelotas captou uma estranha gravação no último dia 31 de dezembro. Foi no final da tarde, na estrada do Laranjal, naquele momento tomada por motoristas que retornavam para a cidade. Inicialmente, os dois policiais que faziam a ronda dentro da viatura pensaram que era brincadeira. Mas então sentiram um vento forte balançar o carro. Alarmados, abandonaram o veículo e viram um disco voador, fotografado pelo soldado Azenha.

O OVNI permaneceu por 10 segundos sobre o antigo restaurante Estância do Saladero. Depois de três zigue-zagues rápidos, desapareceu no ar, sem deixar rastros. Para trás, ficou apenas a gravação, a foto e uma perplexidade sem igual. [...] Técnicos especialistas em linguagens de sinais conseguiram decodificar a gravação.
Os humanos são seres muito estranhos. Para começar, são multicolores. Há humanos brancos, pretos, amarelos, vermelhos, cinzas, marrons. São metálicos, formados por exoesqueletos duros, compactos, insensíveis ao toque. [...] Possuem também dois olhos imensos que se iluminam a noite inteira mas, apesar disso, vivem se chocando uns com os outros. Extremamente promíscuos, adormecem coletivamente em lugares chamados garagens ou estacionamentos. PS: possuem também módulos, frágeis e vulneráveis, que se deslocam sobre duas pernas, e até agora ninguém na nave descobriu qual a utilidade deles.
A notícia acima é falsa, mas pelo menos a gente avisa.
Fotos da web e Rubens (1)

Um comentário:

Francisco Antônio Vidal disse...

Nos comentários do artigo citado, a leitora Jan disse:

O post lembrou-me um texto, exatamente assim: é a descrição que os extraterrestres fariam dos seres humanos, mas ao final, percebemos que descrevem os carros. Vou procurar o autor para trazer a informação. É um texto excelente e já foi abordado no vestibular da UFSM.
06 janeiro, 2009 14:35