quinta-feira, 26 de fevereiro de 2009

Três médicos notáveis

Em 8 de janeiro de 2009, o blogue de Paulo Gastal Neto publicou esta informação relevante para nós, pelotenses:

Reconhecimento

A PUC-RJ (Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro) concedeu o título de "patrono" da instituição a um ilustre pelotense: O Dr. Francisco de Paula Amarante Neto. O Dr. Francisco de Paula é decano do Centro de Ciências Biológicas e Medicina da PUC-RJ e um renomado otorrinolaringologista. Uma referência na especialidade.

A curiosidade é que o homenageado é filho do Dr. Rubem Amarante Filho, que conta com 102 anos de idade. O Dr. Rubem vem a ser filho do Dr. Amarante
[...] que foi provedor da Santa Casa e um médico que marcou época no seu tempo, na primeira metade do século passado.

Os doutores Francisco de Paula Amarante Neto, com 80 anos, e Rubem Amarante, com 102 anos, são verdadeiras "lendas vivas" do ensino superior voltado a área da saúde e merecidamente reverenciados pela instituição carioca. Aqui em Pelotas, não deu nota nos jornais!


Como dizia um "velho" amigo jornalista: Cuidado: Povo que não tem memória perde referências! [Confira a nota original aqui].

O dr. Francisco de Paula Amarante Neto seria o do meio na foto (esq.), de acordo a informações do site da PUC-Rio. Um ex-aluno que leu esta nota diz: é o da esquerda.

O dr. Rubem da Costa Leite Amarante (sem "Filho") fez 102 anos em janeiro, fundou em 1953 a Escola Médica da PUC-Rio, e a dirigiu por quase uma década. É membro da Academia Nacional de Medicina.

Em Pelotas, conhecemos mais o dr. Francisco de Paula Amarante como nome de rua. Em 1946, foi criada escola municipal em sua homenagem, no Capão do Leão, distrito pelotense na época.
Foto da web (PUC-RJ).

13 comentários:

Anônimo disse...

Nossa, criou a Escola Médica da PUC - Rio, ficou um tempão na cooerdenação dessa Escola, etc., etc. Pois é: como no antigo comercial do Bradesco, é "Gente que faz", e mais, não necessita de colunismo social para brilhar!
Parabéns, Francisco, por mostrar o que pelotenses fazem de bom fora de Pelotas!
Bj, Francisco!

Joaquim Dias disse...

Existe alguma informação a mais a respeito desta escola que recebeu o nome de Francisco de Paula Amarante em Capão do Leão? Agradeço se puder responder em meu blog.

Marcelo Amarante Ferreira Gomes disse...

Como neto do Dr. Rubem da Costa Leite Amarante, devo esclarecer que não há "Filho" em seu nome. Ele é filho do Dr. Francisco de Paula Amarante, que deu nome à rua e à escola, e pai de Francisco de Paula Amarante Neto, este último meu tio e homenageado da PUC-RJ, conforme trata esta notícia.
Esclareço ainda que, nascido a 07 de janeiro de 1908, meu avô só veio a completar 102 anos neste último mês de janeiro.
Espero ter colaborado para que o povo continue tendo memória, e não perca suas referências. :-)

Ricardo de Abreu (ex aluno) disse...

Dr Francisco não é o do meio da foto , e sim o da esquerda .

Anônimo disse...

Ao ler esta notícia fiquei emocionado, pois, há algum tempo perdi contacto com meus professores da pós-graduação em Otorrinolaringologia, onde tive a honra de ser aluno e prof. assistente.O prof. Rubem Leite Amarante é um marco na Pós-Graduação no Brasil,pois, foi ele o pioneiro. Saudades da Policlínica de Botafogo e dos meus mestres, Drs. Francisco de Paula Amarnte Neto e Artur K. Amarante. Eduardo Hanke Filho [Curitiba - Paraná]

Francisco Antônio Vidal disse...

Vejo que muitas pessoas conhecem os doutores mencionados. Poderiam colaborar com alguma foto deles? Não encontrei nada na internet a não ser um par de fotos que não especifica qual dos que aparecem seria o dr. Amarante Neto.

Manu Loureiro disse...

Ai em pelotas tem um dos melhores discípulos da família Amarante é o Dr Carlos Dias Soares, otorrinolaringologista cirurgião de fibroscopia.

arreis disse...

Boa noite! Eu procuro notícias do Dr. Eduardo Hanke Filho, pois não consigo ligar para o número do consultório no Paraná. Ele é um ótimo médico, muito bom mesmo. Conheci o Dr.Eduardo em Valença-RJ e agora não consigo me contactar com ele.
Desculpem se estou fora do assunto de vocês mas é que realmente esse foi o único jeito que encontrei.
Desde já agradeço.

Francisco Antônio Vidal disse...

Aqui não tenho contato com os leitores, a não ser que deixem um email ou telefone. Como estou em Pelotas, o contato com pessoas do Paraná é mais difícil, só mediante a internet.

Anônimo disse...

EDUARDO HANKE FILHO:NO MOMENTO ENCONTRO-ME EM PARANAGUÁ-PR E CURITIBA. MANTENHO MINHA CASA EM VALENÇA-RJ ONDE ENCONTRA-SE MEU FILHO O DR.EDUARDO M.R HANKE O QUAL VISITO PERIODICAMENTE. COM RELAÇÃO A FOTO POSTADA O DR.FRANCISCO DE PAULA AMARANTE NETO É O QUE ENCONTRA-SE DE PALETÓ CLARO [O DA ESQUERDA]. O SEU PAI O DR RUBEM LEITE AMARANTE, CREIO QUE FALECEU HÁ 2 ANOS.

Anônimo disse...

Gostaria que alguém me ajudasse, informando sobre um médico que existiu em Pelotas, e que tratou minha mãe no início dos anos 1940. Conheci-o tão somente por dr. Bertoni, e lembro que o mesmo tinha uma barba grande, bem espessa, e que ia atendê-la quando morávamos em Povo Novo, no município de Rio Grande. Antecipadamente agradeço. Carlos Silveira

Francisco Antônio Vidal disse...

Carlos, esse médico deve ser o dr. Acy Lopes Bertoni. Está registrado no guia telefônico de 1957. Não tenho informação dele, mas vc mesmo pode buscar entre os Bertoni que moram em Pelotas, seja no Facebook ou em algum guia recente. Que informação vc deseja, se é que não mora em Pelotas?

EDUARDO HANKE FILHO disse...

Pel0 que li os contatos tem aumetado Em 2004 dexei a Fac de Med.de Valeça-RJ e me instalei e Paranagua e Curitiba minha cidade natal Periodicamete visito Valeça onde tenho um filho medico Ortopedista e uma filha Dermatologista em Niteroi.Nesssidas,gostara de ter m tempo e visitar meus professores Francisco e Arthur Amarante aos quais devo muito da minha formação em otorrinolaringologia. Eduardo Hanke Filho (41) 99189-1213 com Zap eduardohanke@bol.com.br

Abraço grande a todos com proteção do GADU