terça-feira, 7 de abril de 2009

Concentração dos veículos culturais

O Plano Nacional de Cultura 2ª ed.(p. 50) analisa a realidade dos 5.562 municípios brasileiros quanto à concentração dos meios de comunicação da cultura.
Esse é um dos principais critérios para avaliar-se a qualidade cultural em nossas cidades. Há mais formas de avaliação, mas neste ponto é interessante observar onde a informação cultural está disponível ao povo brasileiro. Com certeza, é nas cidades com mais recursos econômicos e maior população, mesmo que essa relação não seja matemática.
Os dados abaixo provêm do IBGE, são de 2006 e estão apresentados nesse documento do Ministério da Cultura. Alguns deles parecem inacreditáveis, mas todos fazem pensar sobre as carências e os meios culturais de nosso país e de nossa própria cidade. Não podendo analisar todas as cidades brasileiras, pensemos na situação de Pelotas.
A TELEVISÃO ABERTA é o tipo de veículo mais bem posicionado no Brasil: 95,2% dos municípios têm acesso a um ou mais canais (Globo, SBT, Record, Band, RedeTV, outras). Praticamente a metade dispõe de 4 ou mais canais abertos.
4,7 - nenhum canal.
10,8 - somente 1 canal.
17,1 - dois canais.
19,5 - três canais.
17,5 - quatro.
30,3 - cinco ou mais.
Em segundo lugar, as BIBLIOTECAS PÚBLICAS estão presentes em 89,1% dos municípios.
Quando falarmos de índices de leitura, compararemos a porcentagem acima com a existência de meios impressos (jornais e revistas) e de livrarias (v. abaixo).
estádios ou ginásios poliesportivos em 82,4%, enquanto as videolocadoras estão em 82%.
Ainda em níveis altos: clubes e associações recreativas existem em 72,6% das cidades.

59,8% têm alguma loja de discos e fitas.
48,6% têm rádio comunitária, meio mais difundido que as emissoras AM e FM.
45,6% têm provedor de internet.
39,8% têm unidades de ensino superior.
36,8% têm algum jornal local impresso.
34,3% têm uma ou mais rádios FM locais.
30% dos municípios têm pelo menos uma livraria (venda de livros).
24,8% têm algum centro cultural.
21,9% têm um ou mais museus.
21,2% têm teatros ou salas de espetáculo.
21,2% têm rádio AM local.
9,6% têm geradora de TV. Portanto, 85,6% têm acesso a TV aberta por repetidoras.
8,7% têm um ou mais cinemas (de shopping ou não).
7,7% têm alguma revista local impressa.
7% têm shopping centers (com ou sem cinemas).
2,3% têm algum canal de TV comunitária.
Pelotas se inclui em todos esses grupos, por menores que sejam, sendo um município em boa posição, no contexto brasileiro. Neste blogue, estamos mapeando aos poucos nossa realidade cultural, ponto de partida necessário para poder progredir.
Imagens da web.

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