quarta-feira, 22 de abril de 2009

LagoaMania: lembrando Pelotas


LagoaMania é a loja 44 do shopping Mar de Dentro, no balneário Santo Antônio. Pertence a Olavo e Eliane, donos da loja de roupas e objetos de praia "Lagoa Beach"; eles abriram há poucos meses este local vizinho no térreo, exclusivamente para lembranças relacionadas com o Laranjal, Pelotas e arredores. Olavo é o senhor de vermelho nas fotos acima.
À primeira vista, somente parece uma loja de souvenirs, mas os mapas do Estado e da Lagoa dos Patos logo sinalizam que o conceito está focado na geografia e na cultura local. Isto é de maior atração para os visitantes que em geral querem alguma lembrança de Pelotas e no centro somente encontram doces, miudezas e antiguidades. Ainda que pareça incrível, é difícil achar na cidade postais de Pelotas.
Assim, parece que estes pequenos empresários são dos poucos a trabalhar com um sentido turístico baseado no lugar em que estamos. Nesta loja não somente há postais, mas também almofadas, relógios, camisetas, chaveiros.
O primeiro que me chamou a atenção na vitrine foram as canecas com imagens de teatros, charqueadas e catedrais (acima). Na parede visível ao observador externo há um grande mapa da Lagoa, que obviamente não está à venda mas inspira o comprador a ver camisetas com mapas semelhantes, com desenhos do Grande Hotel e outros motivos.
Além dessas lembranças típicas, há outras menos comuns, como os sabonetes esculpidos com a imagem de um casarão rural e uns sabonetinhos em forma de quindins e outros doces - com os respectivos aromas de coco, ovos, chocolate.
A pintura em veludo (dir.) ilustrando uma charqueada não se encontra em outros locais; não é comum os artistas trabalharem neste material. A imagem real é mais escura e tive que fazê-la mais clara para mostrá-la aqui.
O visitante ainda encontra aqui artesanato mais elaborado, como serigrafias, bordados (v. post abaixo), conchas pintadas (acima à esq.) e entalhe em madeira, tudo com temática local - como as praias, charqueadas, casarões e a zona colonial.
Fotos de F. A. Vidal.

Nenhum comentário: