sexta-feira, 24 de abril de 2009

Pinturas inspiradas em cidades

Maria do Carmo Marisquirena Duarte está expondo até 30 de abril na Galeria da UCPel quinze quadros sob o título de Fragmentos Urbanos.
A artista plástica rio-grandina, que tem ateliê no Cassino, reuniu uma coletânea de obras abstrato-figurativas onde expressa a sua visão sobre as cidades.
O material usado é tinta acrílica sobre tela em suportes de MDF criados pela artista. O MDF (medium-density fiberboard, placa de fibra de densidade média) é um material sintético feito com fibras de madeira, resinas e aditivos, com boa consistência, flexibilidade e alta capacidade de absorção de tinta.
As cidades são conjuntos variadíssimos de figuras, movimentos e sensações; nelas há espaços, tensões, geometrias, natureza... até seres humanos, que às vezes não se decidem em ser seus protagonistas.
Tal complexidade urbana é foco de interesse de cientistas e humanistas, e cada artista também dá sua visão, que pode centrar-se nas linhas retas da arquitetura, ou nas colorações naturais, ou nos jogos de luminosidades ao longo do dia, ou numa mescla de tudo isso. Como Maria do Carmo já morou em várias cidades, seu testemunho nos parece mais abstrato, não localizado num meio específico.
Declarações da artista registradas pelo Jornal Agora:
“No colorido destes quadros, mostro a alegria e a liberdade que experimentei ao fazê-los, reunindo diferentes materiais e técnicas, em conjunto com figuras geométricas mesclando-as com transparências. As formas e cores foram se misturando e assim surgiram resultados surpreendentes, que visam a cativar a atenção e os sentidos do espectador”.
Fotos de F. A. Vidal (1-3), e UCPel (4).

Nenhum comentário: