quarta-feira, 29 de abril de 2009

Trio VIP, o passo adiante de Cláudia Braunstein

Cláudia Braunstein Daniel Ribeiro apresentou esta terça (28) no Sete de Abril sua nova produção musical, que, mantendo a continuidade de seu estilo pessoal e de sua carreira como professora e tecladista, a coloca num degrau superior quanto à formação de um público próprio, a qualidade musical e sua própria satisfação no palco.

Em 2005 Cláudia se mudou de Rio Grande com sua família, para incorporar-se à cultura pelotense e crescer musicalmente.

Em 2008, a vida a obrigou a amadurecer: viúva desde 2007, terminou seus estudos de locução no SENAC e a licenciatura em música na UFPel, também descobrindo na voz um instrumento em bom estado e poderoso para avançar em suas metas artísticas.

Deixou antigas parcerias e formou o Trio VIP, com dois músicos pelotenses que vieram enriquecer os arranjos que antes se baseavam no teclado que ela mesma sempre tocava, para que outros cantassem.

Esses músicos são Carlos Renato Pinto ("Popó", 30 anos, baterista do grupo pelotense Soul da Silva) e Leon Souza de Campos ("Vezo", 46 anos, integrante original do San Remo).

O trio deu certo, incorporando talentos para ritmo e harmonia, e mantendo o mesmo estilo e repertório pop suave de Cláudia.

Sua voz agora é a condutora das canções, cativando a atenção do público - sem deixar de emprestar protagonismo à criatividade e segurança baterística de Renato Popó e às incursões melódicas de Vezo, muito oportunas, além do apoio harmônico permanente no baixo, e segunda voz na Canção da Meia-Noite.

Ainda sobre a voz de Cláudia, é de notar que por vinte anos ela não cantou em público, nem sequer entre amigos, apesar de gostar de fazê-lo e ter um bom material e habilidades - afinação, timbre suave, pouco vibrato, expressividade, bom uso do microfone e enfrentamento do público - requisitos básicos de um bom cantor popular (seja solista ou backing vocal). Com sua prática no coro Música pela Música, estudos de locução e trabalhos de condução coral, o passo adiante foi conseguido.

A primeira apresentação cantando foi na Feira do Livro de Pelotas em novembro passado, ainda na parceria com Roberto Silva, outro rio-grandino. Logo veio a formação do trio, que fez um primeiro show na Feira do Mar, em 4 de abril, e o Sete ao Entardecer esta semana.

Toda a experiência dos três e o incondicional apoio do público não impediram algumas falhas de entrosamento, imperceptíveis de longe mas que serviram para mostrar-lhes que a presença de espírito e a harmonia interpessoal são os recursos para resolver detalhes, mesmas virtudes que servem para improvisar trechos solo. A sensibilidade também os capacita para tocar os corações das pessoas e liberar suas tensões e inibições.

O trio já está pronto para voos mais altos, mas quando tiver a total confiança em si, poderá dar novos passos à frente: gravação de discos, shows em cidades maiores e públicos mais exigentes. O talento e a simpatia já deram as mãos.
Fotos: Eduardo Ribeiro (1 e 3), Rejane Botelho (2), F.A. Vidal (4).

2 comentários:

Francisco Antônio Vidal disse...

Por um problema na formatação tive que recolocar este post e seus comentários. Estava com 5 votos de "Excelente".

CLAUDIA BRAUNSTEIN escreveu (Quinta 30, 11:34):
Me sinto lisongeada, agraciada e realmente muito agradecida por tão maravilhosas palavras, quem me conhece sabe que isso tudo que está acontecendo comigo é um marco vitorioso na minha vida ! Só posso dizer que continuarei trabalhando cada vez mais para melhorar e ser feliz e deixar as pessoas na minha volta com o mesmo estado de espírito!!!Cláudia

LYBER BERMÚDEZ escreveu (30 abril, 12:43)
sobre a cualidade da Claudia, ningueim tem duvidas, ainda somada a ela, esses tres exelentes musicos Popo e Vezo só poderia dar em uma "COMBINAÇÃO PERFEITA" parabenssss!!!!!

ANÔNIMO escreveu (30 abril, 14:59):
Apenas acrescentar que a análise do comentarista cultural Francisco Antonio Vidal foi apropriada para o belo show apresentado pelo Trio Vip na última terça-feira. A lamentar apenas o pouco tempo do show, deixando o público com um gostinho de "quero mais".

Anônimo disse...

Oi Claudia,Procurei Teu E-mail e não encontrei , Estás com músicos de primeira linha, Manda teu E-mail tenho sugestão, Em qualquer parte do brasil que poe Banda San Remo Show Na Internete tu aparece, Porque o Veso disse Que era do San Remo. Manda teu E-mail Abraços.

bandasanremoshow@hotmail.com