segunda-feira, 6 de abril de 2009

Cavalgada Cultural

A 10ª Cavalgada Cultural da Costa Doce foi realizada entre 15 e 25 de janeiro. Trata-se de um percurso histórico, da época em que somente se transitava a cavalo pelo litoral ou por terrenos menos seguros. Hoje, a atividade é um evento de turismo rural, com elementos culturais e traços de aventura.

A Associação dos Cavaleiros da Costa Doce promove a cada ano um organizado trajeto de cerca de 300 km, de Guaíba a Pelotas. Desde a 9ª Cavalgada, um segundo grupo percorre distância parecida, desde Santa Vitória do Palmar, e se encontra com o primeiro, no ponto de chegada comum. Os percursos diários variam entre 20 e 40 km.

No site da Associação se encontram todas as instruções para participar do encontro, que tem características culturais e festivas, tradicionalistas e ambientalistas. Cada cavaleiro ou amazona deve ter sua montaria em boas condições, levar barraca, abrigo e apetrechos de viagem, e pagar uma inscrição de R$ 500. Menores de idade podem participar somente em companhia de pais ou responsáveis.

Os integrantes ganham, além da pulseira obrigatória de identificação, uma camiseta oficial e um certificado de participação, com a quilometragem percorrida.

Em cada município anfitrião realizam-se tertúlias, com palestras, apresentações musicais, declamações, bailes e concursos. Estão previstas as premiações seguintes:

• A mais charmosa Gaúcha, e o mais cavalheiro Cavaleiro,
• O melhor conjunto Gaúcha/Montaria e Cavaleiro/Montaria (Traje e Encilha);
• O melhor companheiro da Cavalgada;
• O melhor do Truco, melhor de Bocha, melhor do Tejo (Ferradura), melhor da Tava (osso);
• O melhor par em concurso de dança;
• O Cavaleiro ou Amazona que conseguir selar um cavalo em menor tempo;
• O Cavaleiro mais jovem (Masculino e Feminino) e o Cavaleiro mais idoso (Masculino e Feminino).

Mais detalhes no portal da Costa Doce.
Fotos da web.

Nenhum comentário: