domingo, 24 de maio de 2009

Dia do Café

A Associação Brasileira da Indústria de Café (ABIC) promove desde 2005 o Dia Nacional do Café, em 24 de Maio.

O dia celebra o início da colheita do café e homenageia esta bebida consumida por 93% da população brasileira. Em Santos, o Museu do Café registra a história desta riqueza nossa e divulga o consumo da bebida.

"A data comemora toda a cadeia produtiva, do grão à xícara, e enaltece todos os segmentos que investem continuamente para oferecer ao consumidor brasileiro um café de qualidade, com muito aroma e sabor", diz Guivan Bueno, presidente da ABIC.

O Brasil é o maior produtor (32,9 milhões de sacas na safra 2005/2006) e maior exportador (26,6 milhões sacas em 2005) de café do mundo (veja a notícia).

Em Pelotas, somente o Diário Popular (site não disponível) lembrou a data, mencionando o Café Aquários, principal e mais antigo café da cidade, cujas vendas de café são também as maiores no Estado, como loja individual. A maioria dos consumidores prefere o cafezinho, mas aqui também se prepara a bebida com sorvete, creme, merengue e diversos licores.

O Café Armazém (acima) hoje esteve fechado (esq.), como todo domingo, apesar de localizar-se num shopping, onde há fluxo de clientes para o cinema – no qual não se serve café.

Cafés de boa qualidade e diversas apresentações também são servidos na Feira (Quinze e Galeria Malcon), Croasonho, Confeitaria Otto, Doçaria Pelotense, Grão de Café, Isa Gastronomia, Pingo Doce, Café.com, Café Vitrô, Galeria Firenze, Galeria Central, Dom da Palavra, Márcia Aquino e Café Rivoli, entre outras doçarias e confeitarias.
Fotos 2-3: F. A. Vidal.

6 comentários:

Anônimo disse...

É um absurdo, uma cafeteria dentro de um shopping permanecer fechada .......só em Pelotas mesmo...... Mas também ....com aquele café horrível......é melhor que feche de vez .....rsrsrsrs..

Beijos a todos....

Obs. Parabéns ao Pelotas Cultural, sempre trazendo ótimas informações..

Maria Eduarda.

Francisco Antônio Vidal disse...

Ficou o costume de chamar esta galeria de "shopping", mas ela segue o ritmo do comércio do centro, que fecha aos domingos. O café estava fechado por essa regra, e se a galeria abriu foi porque o cinema funciona aos domingos. Daí o paradoxo: cidade pequena ou cidade "grande"?
Quanto ao café, ainda não provei, mas é o mesmo que se instala há anos na Feira do Livro.

Carla Menezes disse...

Boa noite Vidal e demais leitores, parabenizo-o, sensibilizada, pela sua materia sobre o cafe, principalmente, sobre as cafeterias de Pelotas. Como uma moradora "nova", 2 anos e meio aqui, sinto muita falta de cantinhos agradaveis com bons (deliciosos) cafezinhos e uns salgadinhos de tirar o folego.
Cada vez que penso que vou achar um bom lugar, daqueles que tem todos esses "ingrediente", ou seja, bom cafe, salgadinhos e guloseimas, ambiente agradavel, bom atendimento, musica apropriada, preco justo (nao barato, mas justo ao que se oferece), me decepciono.
Citou bons lugares, mas sempre penso porque sera que quando alguem vai fazer uma empadinha e usa os mesmos ingredientes que um chef frances ou italiano ou brasileiro, que seja, porque nao se empenha em fazer a melhor empadinha?
Se vai fazer um cafezinho, porque nao faz o "melhor" cafe, ja que os ingredientes, po' e agua, sao os mesmos?
Se vai fazer um bolo, porque nao faz o mais delicioso?
Porque as pessoas nao colocam amor nas coisas que fazem?
Porque nao se empenham em serem e darem o seu melhor?
Se tem um estabelecimento aberto, paga imposto, aluguel, funcionario, luz, agua, etc... porque nao pintar as paredes de cal barato, mas com criatividade?
Porque nao senta numa maquina de costura e inventa uns aventais diferentes?
Porque nao escolhe musicas que estejam nos classicos mundiais e que nunca vao sair de moda, pois agradam a alma?
Porque nao recebem as pessoas com sorrisos, ja que vao ter que levantar todos os dias, abrir suas lojas, fazer tudo igual, todos os dias das suas vidas?
Realmente eu nao entendo e deixo meu protesto com todo meu respeito e esperanca que alguem leia e talvez queira fazer a diferenca.

PS. desculpe meu texto sem formatacao, mas meu laptop nao e' daqui.

Francisco Antônio Vidal disse...

Acredito que esses cafés trabalhem com o maior esmero na preparação, mas o questionamento da Carla é oportuno, pois devemos pensar se fazemos nosso trabalho com amor por nós mesmos e amor pelas pessoas que atendemos.

Como esse texto é de 2009 e não pude fazer outro este ano, acrescento dois locais muito bons que surgiram neste tempo: Márcia Aquino da Floriano com Quinze de Novembro, e a Doçuras de Pelotas, na Voluntários.

Anônimo disse...

Bom dia, poderias citar alguma cafeteria com ambiente agradável como a Carla falou que fique aberto aos domingos? Eu só conheço o Aquários e o espaço gourmet da Panne Mio (comida boa mas atendimento ruim, muito devagar). Por exemplo a Marcia Aquino que vc citou, fecha aos domingos... uma pena.

Francisco Antônio Vidal disse...

Defronte ao Aquários, a Doceria Pelotense também abre nos domingos.

Em caso de aperto pode ir a uma das padarias do Círculo Operário, que servem um cafezinho (Barroso e Dom Pedro II). Qualquer dia fecham, como a Paladaria já fechou.

No Laranjal temos a Padaria Colosso, o Café Panqueca e a Sorveteria Santini.

Em época de FENADOCE sempre há atendimento todo dia, até 22h. Em 2013, vai de 31 de maio a 16 de junho.