domingo, 21 de junho de 2009

Destaque para o trabalho de Adrian Nörnberg

Adrian Nörnberg dos Santos é um artista pelotense formado há pouco pela UFPel, especializa-se na xilogravura e já tem destacado suas obras em exposições e concursos. Sua mais recente amostra, "Reflexos urbanos", esteve no Museu de Arte Leopoldo Gotuzzo até 18 de maio passado (leia a nota de Bianca Zanella).

Em 2008, ele obteve uma das cinco menções honrosas, entre 73 inscritos, na primeira edição do Prêmio João Simões Lopes Neto de Artes Visuais, com o trabalho "Jogo do Osso", inspirado no texto do escritor pelotense [leia o conto aqui] .

Diz o presidente do IJSLN, Henrique Pires, que este é atualmente - considerando a valorização do artista - o maior prêmio de artes visuais vigente no Rio Grande do Sul (leia a nota).

A mesma xilogravura de Adrian, em 3 cores, foi escolhida como capa do nº 17 da revista da AJURIS Caderno de Literatura, onde os juízes gaúchos colocam sua criatividade artística. Neste número, correspondente a 2009, homenageia-se o escritor em textos e imagens. A edição teve 10 mil exemplares, com distribuição por todo o país e em várias embaixadas brasileiras.

A gravura "Jogo do Osso" apresenta variados elementos, muitos em contraposição - tentando transpor do texto escrito o máximo de detalhes visuais, sem sugerir o final.

À esquerda, o artista situa o bar, espaço de encontro e harmonia, num contexto rural. No lado oposto, edifícios em atitudes humanas - alusão à modernidade - se contrapõem à simplicidade do jogo, mas em consonância com a violência competitiva. No relato, o jogador aposta a própria companheira - ambos no centro - e termina arrependendo-se.
Imagens: F. A. Vidal (1) e A.Nörnberg (2).

Nenhum comentário: