quarta-feira, 24 de junho de 2009

Diário da Manhã completa 30 anos

O jornal Diário da Manhã de Pelotas está fazendo hoje 30 anos. A edição desta quarta-feira traz mais do dobro de páginas, e a redação trabalha normalmente (dir.), recebendo mais visitas que de costume. Um bolo serviu para comemorar a data, que coincide com o aniversário de seu diretor. A casa atual fica na Gonçalves 771, próximo à Voluntários (abaixo).

Em junho de 1979, Hélio Freitag iniciou esta empresa familiar que em tudo parecia querer competir com o outro jornal da cidade: mesma função, nome análogo, endereço próximo.

A tradição e o peso do Diário Popular tiraram de ação o Diário da Manhã por um tempo. Mas ele voltou para ficar, poucos anos depois, mantendo a competição. A rivalidade já chegou à agressão: o DM denunciando "mentiras" do DP, e o DP ignorando a existência de algum outro jornal.

Na fundação, já havia um jornal com o mesmo nome em Passo Fundo, que contribuiu a formar o de Pelotas (o daqui é autônomo e o Grupo Diário da Manhã tem 4 jornais e 3 rádios, no norte do Estado). No Brasil, há outros jornais com este nome: os do citado grupo gaúcho e o Diário da Manhã de Goiânia. Em Ponta Grossa houve um, também com site, e deixou de existir em 15 de novembro de 2008.

O Diário da Manhã de Pelotas ainda é dirigido por Hélio Freitag, hoje acompanhado por Hélio Júnior (dir.), que viu o jornal crescer desde criança e hoje é jornalista formado.

Nas mãos dos dois, a empresa seguiu crescendo e, mesmo cobrindo só a área de Pelotas, tem algumas vantagens sobre o seu colega mais velho: traz mais artigos e colunas de colaboradores (especialmente em esportes e cultura), uma crítica de restaurantes por mês, um caderno diário de Saúde, e mais colunistas sociais. Tem menos assinantes, mas os números atrasados são comprados pelo mesmo preço do jornal de banca.

O Diário da Manhã não tem site, não parece próximo o dia em que o tenha, nem seus jornalistas tem blogues, situação que hoje é análoga ao DP, que parou de sair na internet há dez meses e ainda não estreou seu novo design.
Fotos de F. A. Vidal.

6 comentários:

Blog da Eliane disse...

Parabéns ao diário da manhã pelos 30 anos comemorados este ano e parabéns principalmente por estar perto da comunidade, comparecendo sempre que é chamado para divulgar acontecimentos que aos olhos de alguns pode ser sem importância, mas que os "olhos" do diário da manhã valorizam. É Dessa valorização que estamos precisando cada vez mais. Agradeço ao diário da manhã na pessoa de seu repórter Carlos Cogoy pela reportagem sobre os 70 anos da nossa escola Brum Azeredo, publicada em 20 de outubro último,as escolas públicas tem muito o que mostrar de seu trabalho basta que tenhamos reporteres com "olhos" para registrar.
Um grande abraço
Eliane Sá Britto Bitencourt (vice-diretora da E.M.E.F. Dr. Brum Azeredo)

Anônimo disse...

O Diario da Manha deve ter uma pagina so sua na internet, ou seja, um site onde coloca todas as noticias de destaque da cidade (Pelotas), bem como da região.

Felicidades e que esse ano o Diario tenha uma pagina de destaque na internet, mais que merecida.

Mércio Freitas disse...

Interessante reportagem

Anônimo disse...

leio o diaŕio da manha todos os dias,
e gostaria de sugerir uma materia sobre o belo
galpão criolo que a manlec do fragata montou para as
comemoraçoes da semana farroupilha,,

Francisco Antônio Vidal disse...

Escreva direto ao jornal:
diario.manha@uol.com.br

Carlos José Laborda Knorr disse...

Hélio Freitag,
O inicio dessa tragetória eu conheço. A familia Freitag esta de parabens pelos 30 anos do Jornal Diário da Manhã liderada por esse dinamico e empreendedor Hélio, que com sua simplicidade mostrou a Pelotas que seu projeto era para somar, gerar emprego e renda a seus colaboradores. Fraternalmente Carlos Knorr