segunda-feira, 8 de junho de 2009

Empresa de ônibus promove cultura

Há poucos anos, os ônibus da empresa São Jorge fazem divulgação cultural, como se fossem folhetos ambulantes de informação turística. Mercado, Biblioteca, Paço Municipal ganham desenhos estilizados e um par de frases que resumem a história de alguns prédios mais emblemáticos. O projeto se chama "Pelotas: Cidade Histórica".

Na parada da General Neto próximo à Barão de Santa Tecla, encontrei ontem um veículo que apresentava o Theatro Sete de Abril (dir.). Na traseira (esq.), o texto dizia:

Inaugurado em 1833, hoje é o mais antigo Teatro brasileiro em funcionamento. Seu nome é uma homenagem ao dia em que D. Pedro I abdicou do trono em favor de seu filho. A configuração atual é resultado de total remodelação ocorrida em 1916. Situa-se na Pç Cel Pedro Osório, Zona Central de Pelotas.

Normalmente, os espaços vazios em paredes e veículos são vendidos para publicidade, mas neste caso o instrumento de transporte assimilou um valor cultural, especialmente no que se refere (valha o trocadilho) à autovalorização dos pelotenses.

A empresa São Jorge faz transportes urbanos e rurais, tanto de carga como de passageiros. Existe há trinta anos em Pelotas, e seus inícios foram com a linha - ainda em serviço - que unia a cidade à Colônia Maciel.
Fotos de F. A. Vidal.

Um comentário:

Anônimo disse...

Tá mais do que certo, outras deveriam seguir o mesmo exemplo. Cátia