quarta-feira, 10 de junho de 2009

Três artistas muito jovens

Três jovens em fase de iniciação artística expuseram trabalhos na Galeria de Arte da UCPel, na segunda quinzena de maio, em sua terceira amostra conjunta. Elas são Priscila Cardoso Rodrigues (17 anos), Tuane Neves da Silva (15 anos) e Ana Paula Cardoso Rodrigues (11 anos).

A descoberta do gosto pela pintura - há sete anos, em Joinville - levou Priscila a aprender cada vez mais sobre a arte, como autodidata. Panos de chão, camisetas velhas, tudo lhe servia para experimentar, aprender e explorar sua capacidade de retratar imagens do dia-a-dia.

Em Pelotas, ela conheceu a professora Liane Bonow e começou a ter aulas de técnica em pintura, há uns três anos. Ela e outras meninas mais interessadas organizaram sua produção e fizeram já duas exposições coletivas.

Priscila assina como Prika: naturezas-mortas, paisagens e abstratos. Do trio de jovens artistas, ela tem a maior produção (16 obras, nesta amostra), com os conteúdos mais variados e ousados. Em "Degraus" (dir.), ela trabalha simultaneamente com as assimetrias e perspectivas, sugerindo ainda o movimento na água que cai.

O quadro mais caro nesta exposição é dela: "Girassóis" (acima à esq.), à venda por R$ 300. O de menor preço também: "O beijo", R$ 20.

Hoje, é Priscila que ministra aulas: seus alunos são dez jovens em vulnerabilidade social atendidos pelo Exército de Salvação. “Todos aqueles a quem dou aula não têm condições de comprar o material necessário, que é repassado gratuitamente pela instituição. Quero continuar esse trabalho pelo tempo que for possível”, diz Priscila, segundo a notícia no site da UCPel.

"Cores" (esq.) é seu ingresso no terreno das abstrações, sugerindo uma visão de mundo em compartimentos multivariados.

Tuane, que vem tendo aulas desde 2008, também começou sozinha, experimentando em panos de prato. Para ela, a pintura é um estímulo para melhorar o uso da técnica e até, futuramente, comercializar suas obras.

Ela participa nesta exposição com 8 quadros, em sua maioria paisagens, flores e animais. Na simplicidade das formas, em geral curvilíneas, destaca o uso das cores no monocromático "Barquinho" (esq.). O "Lago dos cisnes" (dir.) sugere uma metáfora de três talentos realizados, no curso da vida.

O testemunho de Ana Paula, anotado pela divulgação da Galeria, é simples e significativo, como sua pintura é puro e autêntico naïve:

Minha irmã Priscila começou a dar aulas de pintura em tela na instituição onde moramos. Aceitei o convite para fazer aulas com ela. Eu admiro muito esta arte e sou bastante aplicada no aprendizado, pois quero melhorar cada vez mais.
Sou feliz por ter começado cedo nesta arte, porque sei que muitos não têm a mesma oportunidade que eu de aprender a pintura em tela. Eu quero pintar muitos quadros, porque cada quadro que alguém pinta tem um sentido onde você pode expressar cada detalhe, cada cor.
Fotos de F. A. Vidal.

2 comentários:

Anônimo disse...

Bonitos quadros.

Anônimo disse...

Belo quadros, boa perfomace e uma iniciativa excelente !