segunda-feira, 1 de junho de 2009

Vida Norte, jornal pelotense

Na Cohabpel, um jornal é publicado mensalmente há 16 anos, e ainda tem aparência de novo. Quem deu a ideia foi Cláudio Montanelli, um dirigente visionário e empreendedor do Grêmio Esportivo Brasil. O esportista Airton Leite de Moraes (dir.), natural de São Leopoldo, encarregou-se da edição e produção, todo este tempo. Ele conta sobre as origens:

Era inicialmente um informativo para os condomínios do 2º e 3º Planos da Cohabpel, ao qual chamei de Habite-se (uma alusão à dignidade de morar, pois imóvel sem o "habite-se" sugere subcondição, coisa que o conjunto nunca teve). Sou editor de produção e ghost writer para o pensamento dos gestores e do mantenedor do jornal.

O diagramador, André Barbachan, está comigo desde o começo e praticamente cresceu com o Vida Norte. Recém havia chegado à cidade, oriundo do Herval. É hoje estudante da UCPEL em Artes Visuais.

Rodado desde o início na Gráfica Diário Popular, mudou de nome há cinco anos. Airton criou o nome e o design de capa: Vida Norte - alusão ao bairro pelotense (zona norte da cidade) e ao ponto cardeal da bússola, símbolo também de nossa orientação na vida. A Zona Norte é um excelente lugar para viver, e tem crescido mais rápido que o resto da cidade.

Fiquei sabendo da existência deste jornal em fevereiro passado, pedi informações e Airton deu o retorno. Mas, em vez de se deixar entrevistar primeiro - ao ver que eu havia começado este blogue - enviou-me uma lista de perguntas a modo de entrevista, e na edição de maio publicou minhas respostas, na contracapa.

O comunicador tem também um blog, sob o título Autor Próximo, onde veicula suas colunas que saem cada segunda-feira no Diário da Manhã. Dias após ele ter me deixado exemplares do nº 49 do Vida Norte no Café Aquários, nos encontramos ali mesmo e trocamos fotografias; novamente ele tomou a dianteira e me publicou em sua coluna, que saiu em seu blogue e no Diário da Manhã. Minha obrigação agora é repassar aos leitores a informação que ele me entregou sobre este jornalzinho de bairro, idealista e heroico.

Cada mês, os 2 mil exemplares do Vida Norte são distribuídos na Cohabpel, em restaurantes da cidade e no Quiosque de Nelson Nobre. Correspondência para vidanorte @ yahoo.com.br

7 comentários:

FRANN disse...

Gostaria que me desse notícias do Airton Leite Moraes,não recebi sua última coluna que ele sempre me repassa via e-mail e fiquei preocupada. Como ele está?
Att
Francy Maia

Francisco Antônio Vidal disse...

Também não recebo a coluna há algumas semanas, o blog dele não tem sido atualizado, e não tenho contato direto com Airton, mas vou tentar por email.

FRANN disse...

Vc sobe de alguma coisa? Nós, amigos dele de Fortaleza estamos preocupados, até o celular dele cai na caixa postal. Favor qualquer noticia podes enviar pro meu e-mail:franmaia@oi.com.br
Obrigada pela atenção
Francy

lua morena disse...

meu email é margo-202@hotmail.com,
resido aqui em fortaleza-ceara, sou amiga do airton, como nao tenho conseguido falar com ele por cel.. e nao tendo recebido email ou a coluna semanal dele, peço a gentileza de me informar se soube noticias dele, fiquei sabendo q se encontra hospitalizado, estou bastante preocupada,, agradeço e espero sua resposta. boa sorte amigo!
margareth bacelar

Francisco Antônio Vidal disse...

O Airton está bem, visitei-o este domingo e mostrou bom ânimo. Quando ele tiver alta, deverá se comunicar com os amigos de novo.

lua morena disse...

obrigada amigo, fiquei menos preocupada,, rogo a deus q tudo termine bem, q assim seja!

Unknown disse...

Meu amigo Airton sem notícias preocupada espero que esteja bem meu amigo,fica com DEUS.