terça-feira, 7 de julho de 2009

Diário Popular reabre seu portal web no dia de Pelotas

O Diário Popular escolheu o dia 7 de julho para reabrir seu site jornalístico, suspenso para reformas em setembro passado. O jornal manteve todo este tempo o acesso às notícias já publicadas e seguiu veiculando algumas matérias novas (aqui no blogue já fiz um post sobre o DP).
O novo desenho dá acesso a alguns vídeos, e permite interatividade do leitor com o jornal. As fotos são boas mas poucas, como era no site antigo; neste aspecto, o site do Diário não mostra uma evolução.
Os cadernos têm seu espaço e os dois colunistas sociais escrevem no formato web de miniblogues jornalísticos. Há um terceiro blogue para a FEARG (Feira do Artesanato de Rio Grande); poderá haver outros. Já o Espeto ocupa um formato de seção própria, equivalente a uma editoria. A coluna de Behrensdorf está na seção Opinião.
Em todas as seções do portal, inclusive na programação de cinema e na coluna-blog do Mansur, Pelotas e Rio Grande aparecem juntas (ao contrário do que ocorre na edição impressa), como sendo partes de uma só "megalópole" (expressão minha).
Hoje de manhã a jornalista Bianca Zanella despediu seu blogue Portifólio Online, vitrine e arquivo de suas matérias, que agora sairão diretamente no novo portal de notícias. Foram 38o notas culturais em 14 meses. De tarde, ela postou no seu Plurk: "deixei meu blog de lado, agora que o site do DP tá no ar".
As edições anteriores não se encontram acessíveis. A seção O Diário no Tempo inclui dados históricos do jornal, e até poderia fazer o link aos números passados, desde 2001, mas por enquanto isso não ocorre.
Este primeiro número online destaca uma entrevista por chat com Kleiton e Kledir. Sobre a canção Pelotas, eles dizem que irá no próximo DVD, em forma de clipe, e será incluída em todos os shows da nova turnê da dupla.
DP na Web - E a música será entregue à cidade? Como isso acontecerá?
Kledir - Para nós essa canção é uma homenagem. É um hino de amor à nossa cidade. [...] Por isso queríamos fazer uma entrega oficial e dar ela de presente à cidade. Dessa forma, vamos entregá-la ao prefeito, uma maneira de alcançarmos todos os cidadãos pelotenses. Além do CD e DVD, entregaremos a partitura da música e uma versão que o Kleiton compôs para ser cantada por corais. Em breve estaremos aí.
Fotos do site DP.

Nenhum comentário: