sábado, 18 de julho de 2009

Maria Inês Rodrigues na Alma da Gravura

A porto-alegrense Maria Inês Rodrigues é uma artista plástica completa, conhecida como pintora, escultora e gravurista. Também faz desenhos, mosaicos, serigrafias e instalações artísticas. Em 40 anos de carreira (veja biografia), já expôs em todo o Brasil, Europa, Estados Unidos, Japão.

Foi aluna de Iberê Camargo, Vasco Prado e Alfredo Volpi. Especialmente na gravura, sua obra é das mais importantes no Brasil, onde esta arte só começa a desenvolver-se a partir dos anos 60, justamente quando esta artista pioneira começa seus estudos, já na Europa, com os maiores artistas da época.
Ela foi selecionada pela Secretaria de Cultura para expor na sala Antônio Caringi, do Centro Cultural Adail Bento Costa. A vernissage ocorreu no primeiro dia da Semana de Pelotas, no início das comemorações dos 197 anos da cidade.
Sob o título "Alma da Gravura", apresentam-se por todo o mês de julho 26 obras em diversas técnicas de gravura: água-tinta, água-forte e pó de carborundum.
No folheto trilingue, Paulo César Brasil do Amaral (diretor do MARGS, também porto-alegrense) aponta uma sutileza que o emociona ao olhar o trabalho de Maria Inês: a importância da figura humana, destacada nos seus mais íntimos meandros, sob todos os ângulos.
Ele considera que a sua obra em gravura é "substancialmente psicanalítica, digna da observação acurada, da exploração onírica que a artista revela pelo bailado dos buris sobre o papel, pelos vernizes e pelos ácidos que, amalgamados, compõem o vasto mundo de sua arte".
Os conteúdos nesta exposição confirmam o interesse principal da artista pelo ser humano em suas partes físicas e simbólicas: cabeça, relação de casal, sociabilidade, corporalidade. Secundariamente, aparecem as emoções e paixões, especialmente amorosas e construtivas. Exemplos: "Vitória" em carborundum (acima à direita), "Cabeça em tons vermelhos", relevo (esq.) e "O Outro", água-tinta relevo em cores (dir.).
Paulo Amaral arremata o comentário com um duplo elogio:
Esta exposição na Sala Antônio Caringi é o presente que merece, nas comemorações de seu aniversário, a cidade de Pelotas, uma das mais dignas capitais brasileiras da cultura.
Fotos de F. A. Vidal (2-4).

Nenhum comentário: