sábado, 4 de julho de 2009

Paisagens sugeridas por Sabrina Härter

O Corredor Arte do Hospital-Escola UFPel/FAU recebeu, em junho, a exposição “Paisagem Sugerida – o olhar sobre as intempéries”, da pintora Sabrina Härter.

É a primeira mostra individual da artista, que este ano conclui o curso de Artes Visuais - Habilitação em Pintura, da UFPel. Este conjunto de obras nasceu durante seus estudos universitários, refletindo sobre a fotografia, a pintura e o desenho como meios de representação.
Em que diferem e se parecem esses três gêneros artísticos?
Pode-se pintar a partir de uma foto ou de uma percepção viva, e pode-se alterar uma fotografia para fazê-la parecer uma pintura. Por outro lado, o desenho e a pintura também podem aproximar-se e mesclar-se.
Sabrina explica que nestes trabalhos há uma influência da cidade de Pelotas, especificamente da zona do Porto. "Essa ligação é provocada pelo que sinto quando estou diante dos prédios históricos, assim como pelas sensações causadas pelas intempéries. O que me leva a pensar como era antes, que o tempo não pára, está sempre a agir".
Ela deseja, com sua técnica, “sugerir, provocar, seduzir o olhar, para deixar transparecer, revelar um tempo impossível de ser vivenciado, mas possível de ser rememorado".
Imagens: divulgação do Corredor Arte.

Nenhum comentário: