quarta-feira, 22 de julho de 2009

Pintando ruas de Pelotas

Dias antes da Semana de Pelotas, o Bar João 100 Gilberto inaugurou uma exposição de 12 telas de pintura e uma fotografia, sob o título "Ruas da minha cidade". De 26 de junho a 15 de julho, as obras estiveram expostas e com possibilidade de venda.

O "João Gilberto", como é conhecido, funciona como bar, restaurante e palco de shows musicais; sem mesas, ali cabem umas 500 pessoas de pé, e o público costuma prestigiar os artistas convidados, sejam eles pelotenses ou visitantes.

A denominação deriva de seus primeiros donos, que se chamavam João e Gilberto (nome bem musical, no Brasil e da bossa nova). A dupla deu certo em todo sentido, e o público guardou facilmente o nome, até hoje.

Mas Gilberto deixou a sociedade, e João Lopes quis seguir com o negócio. Por isso mudou o nome para "João 100 Gilberto", querendo mostrar que era o mesmo restaurante, só que sem o Gilberto.

O Ateliê Zilah Costa organiza as mostras para este local, pensando em difundir de novas formas as obras de artistas pelotenses. Os quadros são um bom complemento visual para o restaurante, que aposta mais na música e no bom cardápio.

Mas as obras são percebidas em segundo plano, e ajudam no complemento estético, sofrendo quanto à conservação, pois o fumo liberado deteriora em certa medida cores e texturas. Será que ninguém se dá conta ou se importa com isso?

Na primeira imagem, a Almirante Barroso é pintada por Michele Ianarella nas primeiras horas da manhã, no quadro por ele intitulado "Inizio matino nella via Barroso". Quem mora por ali está acostumado a ver os veículos de autoescola dirigindo-se às "aulas" na zona do Porto.

Acima à esquerda, a "Rua do Redentor" de Maria Cecília Rosa (referência à General Teles, neste caso vista desde a Padre Anchieta). Nada mudou nesta esquina, nos últimos 40 anos.

"Minha rua no Laranjal" é a artéria sem nome que Marlei Piltcher pinta com cores e perspectivas (com certeza no elegante balneário Santo Antônio).

Destaco também o clima sonhador e romântico do óleo "Dia de chuva", representado por Maria Heloísa Braga. A água inunda a cidade, como sabemos em nosso cotidiano, mas a umidade e os reflexos também inundam a percepção do espectador e até mesmo a sala de exposição.
Fotos de F. A. Vidal

Nenhum comentário: