domingo, 26 de julho de 2009

Violonista belga visita Pelotas

Antoon Vandeborght é um jovem músico belga que vem em contínua ascensão nos últimos quinze anos. Hoje ele tem 30, e é professor universitário de violão em seu país, nas cidades de Tienen e Lovaina.

Ele esteve em Pelotas para uma única apresentação pública, na sexta 17 de julho, e uma masterclass para os alunos de violão no Conservatório, no sábado; as atividades foram coordenadas pelo professor Thiago Colombo. Os dois vinham de Porto Alegre, onde participaram do III Seminário de Violão Estação Musical, organizado pelo Espaço de Música e Artes Estação Musical em parceria com o Goethe-Institut de Porto Alegre.

O programa incluiu as seguintes obras: 3 sonatas de Scarlatti - Canción y Danza nº 1 (A. Ruiz-Pipo) - Capricho Árabe (Francisco Tárrega) - Homenagem a Tárrega (Emilio Pujol) - Variações sobre um tema de Haendel (Maurizio Giuliani) - Sonata de Leo Brouwer - Milonga del Ángel - La Muerte del Ángel (Astor Piazzola) - Seis Miniaturas Balcânicas (Dusan Bogdanovic).

Para explicar que tocaria sem intervalo o Capricho Árabe, de Tárrega [veja no vídeo abaixo, gravado em 2008], e uma obra em homenagem deste (do discípulo Emilio Pujol, também catalão), o solista se dirigiu à audiência em fluente espanhol, o que falou positivamente da qualidade interpretativa que seria ouvida.

A plateia estava tão motivada por esta música que tolerou - silenciosa e pacientemente - algumas adversidades, pequenas para quem tem bom ouvido, mas que funcionam como ruído, no sentido de não serem educativas: assentos inadequados e falta de programas impressos.

Na ausência das novas cadeiras e calculando um público de 80 pessoas, o Conservatório colocou 60 móveis de plástico e 30 de salas de aula. Como chegaram 90 pessoas, faltaram programas e os assentos ficaram mal distribuídos.
Foto de F. A. Vidal


Nenhum comentário: