quarta-feira, 26 de agosto de 2009

Luísa Kurtz, como um doce para os ouvidos

Luísa Kurtz vem apresentando-se numa série de recitais líricos, em Buenos Aires, Porto Alegre e Curitiba, principalmente. Para quem não pode viajar com ela, seu blogue mostra fotos e algum vídeo, permitindo acompanhar a movimentada agenda de Luísa e Carlos.

Em 20 de abril passado, ela e mais quatro solistas gaúchos participaram na segunda edição do Concerto "Uma Noite na Ópera: Mozart e Rossini", com a Orquestra de Câmara do Theatro São Pedro (acrescida de sopros e timbalistas), dirigida pelo Maestro Antônio Carlos Borges-Cunha (veja a notícia). A primeira apresentação deste programa foi em junho de 2008, com quatro cantores e os mesmos dois compositores, também no São Pedro, em Porto Alegre.

Nas duas ocasiões, Luísa interpretou Come dolce all'alma mia, da ópera "Tancredi", de Rossini. O vídeo abaixo dá uma boa ideia do excelente desempenho. O trecho é uma adaptação para solista de uma parte do início da ópera em que Amenaide dialoga com o coro.

Luísa Kurtz nasceu em Porto Alegre, mas está radicada em Pelotas há uma década e toda sua formação lírica foi desenvolvida com a prática no Coro da Sociedade Pelotense Música pela Música (esq., em 1999) e com o Bacharelado em Canto no Conservatório da UFPel.

Come dolce all'alma mia scende il suon de' vostri accenti!
Quão doce a minh'alma chega o som de vossas vozes!
Come a' vostri, a' suoi contenti va esultando questo cor!
Como com as vossas, com sua alegria vai exultando meu coração!
(E tu quando tornerai al tuo ben, mio dolce amor)!
(para si) E tu, quando voltarás a teu bem, meu doce amor?
Voglia il ciel che brilli omai per me pur felicità!
Queira o céu que tudo brilhe pela minha felicidade!
(Se il mio bene a me non viene pace il cor sperar non sa).
(para si) Se o meu bem a mim não vier, meu coração não poderá esperar a paz.


Nenhum comentário: