sexta-feira, 18 de setembro de 2009

91 anos do Conservatório de Música de Pelotas

Hoje o Conservatório de Música completa, silenciosamente, mais um aniversário de sua fundação em 1918.

O "silêncio" a que me refiro é a falta de concertos comemorativos, tanto pelos 91 anos da escola como pela Semana da Pátria. Não só não houve uma celebração formal; nem sequer as pessoas de dentro lembraram a data, segundo constatei hoje às 16h. Na verdade quem me recordou foi a minha tia Ignez Vidal, que nos anos 50 foi presidente do Grêmio dos Estudantes e vivia e respirava pelo Conservatório.

A secretária Eliane Brum (dir.) estava num dia de trabalho normal, e até se surpreendeu quando perguntei se alguém havia cantado os parabéns. Na secretaria também se encontrava a aluna do Bacharelado em Canto Cristiane Fonseca da Conceição, soprano lírico do Coro Sinfônico Música pela Música. As duas aceitaram gentilmente sair na foto.

Para recordar (e agradecer) a criação do Conservatório - celebrada em 1918 precisamente com um recital de piano - ouçamos o dueto de João Ferreira Filho, em seu recital de meio de curso, com a soprano Raquel Pereira, acompanhados pelo pianista Carlos Morejano. O trecho é Un dì felice, eterea, da ópera La Traviata, de Verdi.
Salão Milton de Lemos, dia 30/11/2005.
Fotos de F. A. Vidal

3 comentários:

isa disse...

caro amigo,
o aniversario nao foi esquecido, apenas comemoraremos mais tarde em virtude de na data do aniversario estarmos em recesso de aulas na UFPel.
a parada que tivemos por conta da gripe A ocasionou esta troca de calendario, e tivemos que cancelar o recital de alunos que tinhamos marcado para a data.
o aniversario sera comemorado no dia 30/09 com um belo concerto trazendo pela primeira vez a pelotas a obra "sonata para dois pianos e percussao" de bela bartok, com dois percussionistas da OSPA e os professores luiz guilherme goldberg e lucia cervini ao piano, conforme divulgaçao que enviei para teu mail.
conto com tua presença!
abraços!

Francisco Antônio Vidal disse...

Cara Isabel, fiquei muito contente ao saber deste concerto, depois de ter publicado este post. Justamente para me informar é que fui ao Conservatório dia 18 e aí pus o que ouvi (as secretárias não tinham esta nova informação, e não relacionaram aquele dia com o aniversário).
A gripe A nos deixou sem as comemorações dos 40 anos da UFPel, em agosto, sem o recital da Semana da Pátria, e quanto aos 91 anos... bom, ainda estamos em setembro.
O recesso forçado pelas medidas de saúde terminou em 31 de agosto, mas mesmo assim teve estas consequências (e não só no Conservatório).
O programa para esta quarta 30 (que Isabel Nogueira me enviou dia 23) inclui:
VILLA-LOBOS: "Distribuição de Flores"
RAUL DO VALLE: "Vitrais"
LEO BROUWER: "Micropiezas"
JEAN-LUC HERVÉ: "2" (2002) Em estreia no Brasil.
BÉLA BARTÓK: "Sonata para dois pianos e percussão"

isa disse...

caro amigo,
o concerto de aniversário estava ótimo, sentimos sua falta!
a sala estava lotada, pessoas sentadas no chão e outras em pé.
vieram professores de porto alegre e de santa maria, com seus alunos.
o programa foi muito especial, mostrando a integraçao dos professores antigos da casa com os que ingressaram mais recentemente, valorizando um repertório que nao é usual nas salas de concerto.
para que possa fazer idéia, a sonata para dois pianos e percussao nunca havia sido interpretada publicamente no rio grande do sul!
além disto, foi a inauguraçao oficial das cadeiras, além da comemoraçao do aniversário do conservatorio e da ufpel.
foi muito bom, realmente!
um forte abraço!