quarta-feira, 30 de setembro de 2009

Debate de filme na Sigmund Freud

Alunos do curso T.T.P.A.P. da Sociedade Sigmund Freud organizaram hoje um debate psicológico em torno ao filme italiano "O quarto do filho" (La stanza del figlio, de Nanni Moretti, 2001). A atividade foi facilitada pelo psicanalista Jorge Velasco (esq.) e ocupou a reunião científica desta quarta-feira, integrando arte e psicologia, ensino e aprendizagem, ciência e vida.

A turma de primeiro ano do curso de especialização Teoria e Técnica Psicanalítica Aplicadas à Psicoterapia é a mais numerosa em muitos anos e tem-se mostrado bastante ativa, como se viu na discussão desta noite, conduzida por Velasco. O professor convidado, estudioso da teoria freudiana e winnicottiana, aproveitou de relembrar conceitos como ideal do ego, compulsão à repetição e depressão narcísica, todos bem apreciáveis no conteúdo da história.

O filme, de 90 min de duração, foi visto por uma dezena de pessoas e debatido logo após, por mais uma hora e 20 min. O relato está centrado no personagem do psicanalista, cujo filho morre por acidente, justo no dia em que ele foi atender um paciente fora da cidade. O episódio mostra a pobre comunicação entre pai e filho, chegando a despertar no protagonista um forte sentimento de culpa.

Na discussão, falou-se de um suicídio por ato falho, relacionado com o forte superego e narcisismo paterno, que poderia ter estimulado uma autopunição no filho. Este havia feito um pequeno furto na escola, o que podia interpretar-se como uma expressão da distância com o pai, segundo Winnicott analisa os delitos de crianças e adolescentes.

O filme comentado também serve para observar procedimentos técnicos da terapia, como os tipos de psicopatologia, aspectos da aliança, da transferência e contratransferência, escolha e rejeição de um paciente ou modos de interrupção do tratamento.

A intenção dos organizadores é fazer este tipo de atividade de modo mensal, pois já na primeira vez se observou um bom efeito, tanto na aprendizagem como no agrado do encontro.
Fotos de F. A. Vidal

Um comentário:

Francisco Antônio Vidal disse...

O filme com argumento parecido a este é "No limite do silêncio" (The unsaid), de Tom McLoughlin, com Andy Garcia.
A música tristonha identificada com o jovem morto é "By this river", de Brian Eno. Há várias versões no site YouTube.