sexta-feira, 4 de setembro de 2009

Duo alemão dá show de violoncelo e piano

Esta noite, apresentou-se no Conservatório de Música o duo Karlsruher Conzert, formado pelo violoncelista Reinhard Armleder e a pianista Dagmar Hartmann, da cidade de Karlsruhe, Estado de Baden-Würtemberg, Alemanha.

Desde sua formação em 1997, a dupla vem apresentando-se ao redor do mundo e hoje se encontra numa turnê pela América do Sul: já esteve em cidades paulistas e gaúchas, e agora se dirige a Montevidéu.

O recital em Pelotas, coordenado pelo professor Germano Mayer, homenageou os 185 anos da imigração alemã no Rio Grande do Sul, iniciada com um grupo de 39 colonos chegados a Porto Alegre em 1824. Outro concerto realizado na Capital recordou o centenário da imigração russa no nosso Estado.

O programa de hoje incluiu autores alemães e latinos que o duo vem interpretando en seus shows em vários países: Robert Schumann, Cesar Frank, Mendelssohn, Brahms, Manuel de Falla e Astor Piazzolla. As obras são do gosto europeu, mas de fácil audição. O resultado sonoro que eles obtêm é limpo, forte e unitário. Já na terceira obra a centena que quase lotava o Salão Milton de Lemos ficou entusiasmada; no final da seguinte, a Dança húngara nº 1, ouviam-se gritos de aprovação.

Na impossibilidade de uma gravação deles, coloquei abaixo um vídeo com a obra que começou a entusiasmar o público pelotense neste recital: o Lied ohne Worte (Canção sem Palavras) nº 49 em Ré maior, opus 109 de Felix Mendelssohn Bartholdy. A versão - ao redor de 1970 - é de Jacqueline du Pré, a mais notável violoncelista inglesa (1945-1987), e a pianista Iris du Pré, sua mãe (1914-1985).


Um comentário:

Maurício S. disse...

Estava maravilhoso!
Semana que vem não podemos esquecer da pianista francesa Martine Joste, que levará ao palco do Salão Milton de Lemos Música Contemporânea da melhor qualidade.
Tudo indica que será mais um belíssimo recital, como foi o do Karlsruher Konzert-Duo

Programação
11 de Setembro
09:00hs. Masterclasse
15:00hs. Palestra: Técnicas do Piano Expandido
12 de Setembro
20:00hs. Recital de Piano - Música Contemporânea