sexta-feira, 2 de outubro de 2009

Fotografias apostam numa cultura do doce

Na Semana de Turismo de Pelotas, que transcorreu nos dias de início da primavera, em setembro, uma exposição de fotografias começou um passeio de divulgação por Pelotas e municípios vizinhos. A primeira "estação" foi o Campus I da Universidade Católica (esq.).

São 26 imagens da última Fenadoce, selecionadas entre 4 mil registros feitos pelos fotógrafos e jornalistas Vinícius Costa e Eduardo Rickes durante os dias do evento, em junho passado. O conjunto recebeu o nome de Doces Recordações. No site, a seleção foi de 267 imagens, agrupadas em 8 álbuns (veja a galeria).

Bem poucas dessas fotos retratam doces, como esta dos camafeus e trouxinhas (dir.); a maioria recorda o evento como um encontro social e cultural, que é o seu sentido na origem e na essência. Algumas sugerem a doçura humana, personificada pela rainha Juliana Büttenbender (abaixo).

A Fenadoce nasceu em 1986, criada pelo prefeito Bernardo de Souza. A partir de 1995 é organizada pela Câmara de Dirigentes Lojistas, que em 2000 a tornou um evento anual. Desde então cresce em quantidade e qualidade, atraindo e gerando novos eventos artísticos, como os festivais Musicalda e Cenadoce, nesta 17ª edição (2009).

Nesse contexto de valorização cultural, em que se resgata aos poucos a autoestima de um povo, estas fotos servem, como sugere a CDL, para destacar o espírito festivo dessa festa que já foi aceita pelo pelotense como própria. Em palavras mais comerciais, para não deixar que se esqueça esta marca de sucesso, que se manifesta na cidade somente por 3 semanas cada ano.

Em síntese, estas fotos informativas são mais adequadas para um grande painel histórico do que para uma galeria de arte. Elas já estão sendo utilizadas como material publicitário e poderiam também ir a fôlderes, cartazes, camisetas, chaveiros, canecas e outros souvenirs.

O positivo é que elas ajudam a consolidar uma cultura permanente do doce. O Expresso Quindim, por exemplo, já funciona todo o ano, e a Corte da Fenadoce está sempre em ação dentro e fora de Pelotas. Outras ideias virão, como uma Rua do Doce, uma Escola do Doce, uma Casa do Doce 24h - sempre com o sentido de embelezar a vida em Pelotas, mais do que estimular a ingestão de calorias.
Fotos: F. A. Vidal (1-2), Edu Rickes (3-5)

Nenhum comentário: