domingo, 27 de setembro de 2009

Instituto Leda Bacci nasce à vida social

O Instituto Leda Bacci para o Desenvolvimento (ILBD) foi apresentado solenemente à sociedade pelotense, esta segunda-feira (21), com a presença de cerca de uma centena de convidados. O momento era esperado desde dezembro de 2008, quando esta iniciativa foi lançada pelo advogado pelotense Reginaldo Bacci Acunha (veja a nota).

A cerimônia lotou o 2º andar do antigo Quartel Farroupilha, hoje restaurado, onde agora se situa o salão de eventos Auditorium, com entrada pela Félix da Cunha 603. O trânsito também estava fechado pelo lado da Praça Osório, onde a Banda do Colégio Municipal Pelotense fazia evoluções e animava o encontro (abaixo).

Estavam presentes a maioria dos diretores e conselheiros do ILBD, autoridades municipais de Pelotas e Rio Grande, um representante da UFPel, dirigentes sociais e imprensa. Alguns dos conselheiros são profissionais que moram longe de Pelotas, ou que moraram fora e hoje estão de volta. A ausência de dois deles se devia precisamente a compromissos inadiáveis fora do país.

Após ser cantado o Hino Nacional, o locutor Artur Rocha apresentou o Presidente Reginaldo Bacci, que falou dos objetivos do Instituto e dos primeiros projetos que estão sendo trabalhados: o Curso em Gestão de Projetos, em parceria com a UFPel, e o site que naquele momento foi lançado na internet (abaixo esq.).

Logo após, Reginaldo apresentou 14 membros presentes da Diretoria e dos Conselhos Fiscal e Consultivo (à direita). Também anunciou para outubro o lançamento do Prêmio Drª Leda Bacci para o Desenvolvimento, destinado aos melhores planos de negócios nas áreas de informática, biotecnologia, agronegócios, indústria, educação e cultura.

A diretoria do Colégio Pelotense homenageou de surpresa o ex-aluno Reginaldo com um presente especial.

Abrindo-o na frente de todos, o gato-pelado deparou-se com seu próprio histórico escolar, e logo, tentando controlar a forte emoção, ele recordou como todos seus pensamentos e valores se formaram no educandário.

Se Pelotas não tivesse um colégio público de boa qualidade, ele e muitos outros não teriam podido avançar e crescer na vida, para hoje devolverem a Pelotas parte de seu esforço profissional em prol do desenvolvimento.

A banda do Gato Pelado fechou a parte mais formal da noite, executando o Hino do Rio Grande do Sul.

O ILBD valoriza o chamado Terceiro Setor como um segmento importante da sociedade que requer apoio e capacitação para fomentar o desenvolvimento; para isto serão planejados cursos e fóruns, de modo a movimentar as iniciativas que fazem parte do crescimento econômico e cultural, não só de Pelotas como de toda a zona sudeste do Estado. Quem saiu de Pelotas e recorda suas origens hoje não está mais se lamentando da falta de progresso, mas sim trabalhando com seus conhecimentos e motivações para construir uma nova realidade.

O Primeiro Setor é o governo, que maneja todas as estruturas do Estado; o Segundo Setor é o da iniciativa privada, dentro do mercado capitalista. No contexto moderno, aparece um novo setor jurídico-social, formado por organizações não governamentais nem lucrativas, que geram serviços de caráter público (leia artigo). Dentro do Terceiro Setor, a Wikipédia relaciona: as Organizações Não Governamentais (ONGs), as Organizações da Sociedade Civil de Interesse Público (OSCIPs), as entidades filantrópicas e as organizações sem fins lucrativos.
Fotos de F. A. Vidal

Nenhum comentário: