quinta-feira, 10 de setembro de 2009

Vagabundos, a denúncia do lado feio

O artista plástico gaúcho Mauro Bruschi está expondo até 18 de setembro, sob o título de "Nômades urbanos", 21 obras de seu acervo pessoal na sala Frederico Trebbi, no hall da Prefeitura.

São águas-fortes, águas-tintas e desenhos produzidos por ele entre 1992, ainda como aluno de Desenho na UFRGS, e 2001, último ano em que esteve na França, estudando fotografia e "design gráfico", como se diz em nosso (?) idioma (em bom francês, graphisme).

Dessa fase europeia são "Raymond" (esq.) e "Lucienne" (dir.), pessoas de traços toscos, provavelmente reais, talvez mendigos, denotando sofrimento ou abandono.

Desde 2002, Mauro vem expondo em Porto Alegre e diversas cidades gaúchas (veja um release de 2004). Ele produz em desenho gráfico e praticamente todas as artes visuais - gravura, pintura, desenho, fotografia e cinema.

Os desenhos trazidos a esta mostra são os que mais chamam a atenção, seja pelo tamanho, pelos materiais variados ou pela temática inusual (marginais, vagabundos e miseráveis, aqui chamados poéticamente "nômades").

Outro desenho - "Pila-pila", 1994 (esq.) - apresenta-se sobre uma bandeja de cartão, de uns 40 cm de diâmetro, com uma moeda antiga (clique na imagem para aumentar).

Outro detalhe incomum em exposições é que no meio das obras se encontra um comentário crítico da antropóloga Paula Turra Magni, texto que recebe o enquadramento de uma criação artística, como as outras do conjunto. O artista o colocou ali para mais valorizá-lo e situá-lo como outro "nômade".

Sedentarizada, a cidade se constitui e se fortalece. Domestica-se a natureza, o tempo, o espaço, os cidadãos, com a ilusão de que se possa também dominá-los, discipliná-los e submetê-los por completo. Erro.

Nômades Urbanos, sem discurso ou "consciência política", mas pela própria existência, revelam a ineficiência desta pretensão. Mais do que "pobres vítimas da sociedade", eles são a sua denúncia; são sujeitos que corrompem a sua ordem e subvertem a sua moral.

Nestes trabalhos, sujeito, cenas, técnica, inscrição e suporte fundem-se na busca de incorporar o diferenciado, de captar e revelar o contato feito ao longo de quatro anos com esses cidadãos que habitam nas esquinas e "mocós" da cidade - moradias públicas jamais pensadas por nós, cidadãos sedentários.

Assim como a vida destas pessoas, estes trabalhos mostram uma Arte Nômade, itinerante, vagabunda, livre de valores estáticos e tantas vezes cínicos de nossa sociedade.

No banner de apresentação, a mesma autora escreve o seguinte sobre a mostra.

(...) O tema desta série de trabalhos de Bruschi resgata, da crueza da metrópole, personagens nômades, mendicantes, que foram o interesse de sua produção nos anos 90. É assim que ele devolve ao mundo, em forma de obra, labuta, gravura, a experiência que o mundo grava nele.
Fotos de F. A. Vidal

Nenhum comentário: