quinta-feira, 8 de outubro de 2009

Preciosismo em telas de Eliana Bonini

Eliana de Moura Bonini é uma artista pelotense com um especial talento plástico para pintar sutilezas visuais. Em seus quadros, as texturas e luminosidades ganham, progressivamente, um realismo próximo à fotografia.

Nas naturezas-mortas, as frutas e folhas ganham detalhismo, as mínimas sombras estão registradas e até os reflexos da água ou dos vidros fazem esquecer que nossos olhos estão diante de uma pintura, fruto de um demorado e cuidadoso trabalho artesanal.

Os copos-de-leite (esq.) contêm esses detalhes mínimos que fazem a vista se deter em certos pontos e passear pela imagem, como não o faria ante uma foto. Mais de perto (dir.), a percepção ainda se surpreende com as alterações de perspectiva dadas pela água e pelos reflexos no vidro e na mesa.

Os quadros já estiveram em exposição no Banco do Brasil, em anos passados, e agora se encontram por duas semanas na Galeria de Arte da Universidade Católica (veja a notícia).

Nesta ocasião, também há quatro nus femininos, que mostram o mesmo cuidado na expressão de minúcias como os cabelos, as superfícies e as colorações da pele. As posturas tensas e rebuscadas das mulheres contrastam com a naturalidade da nudez.

Além desse jogo, o espectador se enfrenta à precisão dos traços faciais dos modelos, o que sugere que pudesse tratar-se de pessoas reais e talvez conhecidas - um efeito também próprio das fotografias.

Na figura da esquerda, a mulher ainda dirige o olhar expressivamente, o que empresta mais vida à imagem e à relação do observador com esta.
Fotos de F. A. Vidal

Um comentário:

Anônimo disse...

adorei!!! vc é de mais!!! parabéns