sexta-feira, 20 de novembro de 2009

Banda homenageia Pelotas

A Banda Musical do Colégio Gonzaga fez uma bela apresentação no entardecer do último sábado da Feira do Livro.

O Maestro Getúlio Soares Vargas regeu o conjunto em posição fixa, colocando os instrumentos de sopro no nível da rua e os de percussão e de cordas no palco (dir.).

A formação inclui desde pré-adolescentes até músicos com vasta experiência, inclusive na mesma banda, que começou sendo "marcial" em 1958 e ficou famosa nos anos 70.

O público presente na praça de alimentação escutou admirado e aplaudiu com entusiasmo o desempenho desta banda que orgulha Pelotas. Os músicos mostram excelente disciplina e sincronização, sempre concentrados na partitura ou no instrumento.

Como sempre há exceções, um grupo juvenil em primeira fila esteve concentrado no jogo, alheio ao "fundo musical" (esq.).

Paradoxalmente, os que estavam atentos não sabiam estar também alheios ao que ocorria a poucos metros dali.

De pé, o Mor Nedi Fernandes da Rosa observava satisfeito esta união de talentos (dir.). A certa altura, um dos jovens integrantes deixou o clarinete e subiu ao palco para interpretar canções dos Beatles, com a orquestra de apoio e acompanhando-se no violão ele mesmo.

Simultaneamente a este espetáculo e aos que se seguiram nessa noite no palco da Feira, ocorria a 5ª Mostra Brasil-Uruguai, na Biblioteca Pública.

Por um desentendimento entre os organizadores, Daniel Viglietti e outros músicos apresentaram no Salão Nobre a homenagem que a Feira prestava ao escritor uruguaio Mario Benedetti.

Não houve interferências sonoras entre estes dois shows da melhor qualidade, mas com a música lá fora a homenagem de dentro ficou reduzida a um evento paralelo (leia a nota). Com tudo isso, nenhum desses espetáculos foi mencionado no folheto oficial da Feira.

A gritante divergência humana e a inexplicável omissão ficam na história como um modelo de erro a não ser reproduzido pelas futuras produções da Feira.
Fotos de F. A. Vidal

3 comentários:

Gabriel Peres da Rosa disse...

notas, o nome do maestro é Luiz Ernani Guimarães e não Getulio Soares Vargas e o senhor Getulio é regente e não maestro

Francisco Antônio Vidal disse...

Explique, pois, a diferença entre regente e maestro, pois na linguagem comum "maestro" se atribui a músicos regentes.

Gabriel Peres da Rosa disse...

A palavra Maestro, significa mestre em italiano, e é o que o Sr Ernani é, neste caso; regente é quem simplesmente quem rege.