terça-feira, 24 de novembro de 2009

A festa do Correio por sua sede reformada

Sexta (20) finalmente aconteceu a entrega oficial a Pelotas da renovada agência central da Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos, em cerimônia ao ar livre (compare as notícias do Amigos de Pelotas e do Diário Popular).

Há pelo menos seis anos o prédio estava em estado de abandono, à espera de que as licitações federais se transformassem em ações eficientes. Construído no início da década de 1950, já havia passado por outras quatro reformas.

Em setembro passado, o trabalho foi concluído (leia nota) e em novembro os serviços foram transferidos da agência da Quinze de Novembro e da Marechal Floriano.

A reinauguração foi feita numa das portas pela Félix da Cunha, ante convidados e transeuntes. Com a espaçosa calçada ocupada pelos músicos, o público presenciou a cerimônia no meio da rua, que foi fechada ao trânsito às 17h.

Sob a regência do maestro Cunha, a Banda do Exército tocou várias músicas (esq.); o pároco da Catedral, Luís Boari (foto acima) deu uma bênção com sentido ecumênico; houve breves discursos de autoridades da empresa (de nível municipal, regional e federal) e uma apresentação do Coral dos Correios (publico amanhã nota especial).

Logo, os convidados entraram para o coquetel de confraternização, inclusive os coralistas e músicos.

A presidência nacional da Empresa foi representada nesta ocasião por José Fontoura de Carvalho Sobrinho, diretor de Tecnologia e Infraestrutura (de cabelo grisalho na 1ª foto). Ele falou em geral sobre a burocracia que emperra a empresa e dos erros cometidos nas treze licitações para reformar a agência de Pelotas.

De Porto Alegre veio o diretor regional para o nosso Estado, Larry Medeiros de Almeida (dir.). No discurso de improviso, ele se referiu à necessidade do cuidado preventivo desta sede histórica. Aproveitou o momento para recordar o dia da Consciência Negra (20 de novembro) e apresentou sua camiseta não protocolar (pela falta de gravata) do CONCOR, o Coletivo de Negros Empregados dos Correios.

Em conversa particular, ele se mostrou disposto a iniciar atividades culturais em Pelotas, que na capital já existem. Também respondeu uma pergunta minha sobre a agilização do atendimento, preocupado do problema e informando-me sobre medidas que já estão sendo tomadas, como um melhor serviço computacional e uma agência prime perto do camelódromo.

O sítio dos Correios informa de Centros Culturais no Rio de Janeiro, Recife e Salvador, e Espaços Culturais em Fortaleza e Juiz de Fora. Mediante patrocínio, a empresa realiza projetos culturais em todas as regiões, com inscrições feitas por um regulamento (leia).

As demais autoridades na 1ª foto são, a partir da esquerda, o deputado Marroni, o gerente local Henrique Feijó Jr., e o gerente regional Sérgio Lemos de Almeida.
Fotos de F. A. Vidal

Nenhum comentário: