quinta-feira, 3 de dezembro de 2009

Blogue em defesa da Mãe Terra

Há uma semana, dia 25 de novembro, o escritor Manoel Soares Magalhães criou o blogue SOS Planeta Terra - O Grito que não deve calar, destinado a divulgar notícias e opiniões a favor da ecologia e contra as ações de destruição da natureza. Veja abaixo duas interessantes notas.

Editor e redator do espaço, Magalhães escreve com outro pelotense, o médico veterinário Gilnei Fróes, presidente do Instituto Bering Fróes Eco Global, sediado em Cascavel (PR). O sítio virtual traz textos, imagens e vídeos, destinados a que o leitor crítico e bem informado tire suas conclusões.

Manoel Magalhães redige reportagens, crônicas, romances, contos e textos para teatro e cinema. Desde este ano, também é blogueiro. Na temática ecológica pode-se dizer que se sente mais "em casa", manifestando uma atitude de amor pela natureza, disposto a denunciar tantos ataques insanos do homem a sua terra e o descaso com seu próprio lar.

Gilnei Fróes faz o texto de jornalismo científico. Palestrante, cronista e especialista em gestão ambiental, já ganhou prêmios por seus artigos ecológicos, em vários Estados. Seu interesse se foca em questões sobre a preservação da água, especialmente na Amazônia. Estudou a extinção do pau-brasil, os botos de Tramandaí e a reserva do Taim.

Cortaram um Ipê amarelo em Rondônia, Porto Velho, transformando-o em um poste.
Não satisfeito com tal condição, revoltou-se e voltou à vida. Floresceu.
É isso aí, sim. Floresceu! Por seu tronco fincado no chão, preso aos fios da rede elétrica, a seiva tornou a circular.
Um milagre da renovação! Um exemplo de força, de vitalidade, driblando a adversidade. A inteligência natural de tudo quanto vive sob o sol, explodindo com toda sua energia.

Canção da Terra
O vídeo abaixo é do maior sucesso de Michael Jackson no Reino Unido, que não foi nem "Billie Jean", nem "Beat it", e sim a ecológica "Earth Song", de 1996.
A letra fala de desmatamento, matança de animais, guerra e poluição, e, por um pequeno detalhe, talvez você nunca terá a oportunidade de assistir na televisão.
O detalhe é: "Earth Song" nunca foi lançada como single nos Estados Unidos, historicamente o maior poluidor do planeta. Por isso a maioria de nós nunca teve acesso ao clipe.

7 comentários:

Anônimo disse...

Visitei o blog, muito bom, colorido... Bons textos, boas fotos. Ficarei fã. Parabéns pela iniciativa. Ótimo texto, Vidal.

Anônimo disse...

Legal mesmo. Boa iniciativa. Li também que tem notícias acerca de Pelotas... Balneabilidade da praia do Laranjal, ciclovias e etc... Um novo blog informartivo dando conta também de como anda o "meio ambiente" pelotense. Gostei. Manoel é um jornalista versátil...

Anônimo disse...

Importante trabalho. Se mais pessoas tivessem essa preocupação o Planeta seria salvo. Ótima iniciativa, Vidal. Parabéns pela divulgação do que de bom acontece em Pelotas.

Anônimo disse...

Vidal, por isso leio teu Blog, pois estás sempre atento ao que acontece em Pelotas, não só em termos culturais, mas em assuntos em geral. Como a publicação deste post, por exemplo, acerca de um dos mais importantes escritores pelotense contemporâneos, ainda não reconhecido porque a cidade não valoriza seus "santos", preferindo ovacionar a santarada de fora. De qualquer forma, Manoel vai fazendo seu trabalho, um bom trabalho, aliás.
Augusto - também torcedor áureo-cerúleo como o blogueiro razão deste excelente post.

Francisco Antônio Vidal disse...

Justamente, penso na cultura em sentido amplo, não somente no que o jornalismo focaliza com esse rótulo (artes, espetáculos e política cultural).
Vejo a cultura de Pelotas como seu comportamento presente e passado: costumes, pesquisa, história, mídia, traços urbanos, gastronomia, turismo, personalidades.
Às vezes posso assinalar detalhes negativos, mas prefiro destacar os positivos, criativos e que dão esperança para acreditar numa cidade melhor.
Futebol, carnaval e religião também podem aparecer, mas como manifestações do comportamento e da tradição pelotense.

Anônimo disse...

Já estou acompanhando o blog de Manoel, que tem textos muito interessantes, e videos também. Parabéns a ele a ti também, Vidal, pelo belo trabalho de divulgação cultural que fazes em Pelotas.

Margo

Anônimo disse...

Que coisa o post sobre o ipê amarelo! Demais. Parabéns ao Manoel pelo blog.