quinta-feira, 10 de dezembro de 2009

Infância e trapiche

O trapiche do Valverde estava arruinando-se e ficou tão perigoso para caminhar que foi interditado pela prefeitura com uma rede de arame e a retirada da rampa de acesso. Agora ele segue deteriorando-se e ficou (só) como um monumento à decadência (veja).

Supostamente não oferece perigo, mas alguns jovens já romperam com esses obstáculos, abriram o arame e usam o trapiche como território de risco. Por exemplo, como trampolim clandestino (detalhe à dir.).

Do lado de cá, ilhados, os mais fracos percebem a impossibilidade total da aventura e do acesso a um caminho ao futuro. A infância costuma ter bastante de impotência, mas ela pode ser superada com vozes de ânimo e esperança. Quando somente a ousadia nos faz romper com o passado, não queremos mais voltar a ele.

Pelotas rompe suas pontes, se orgulha disso e não constrói novas. Mas alguns dos velhos fugitivos voltam e começam a falar sobre esse verdadeiro tabu, o nosso isolamento geográfico e mental.
Foto de F. A. Vidal


POST DATA: 31-05-2012
Em 2010 a SECULT premiou o vídeo Trapiche do Laranjal, de Paulo Luiz Souza, que denunciava a interdição e pedia socorro. No mesmo ano, a TV UCPel emitiu a reportagem abaixo.
Em 2011, dois anos após sua interdição, o Trapiche do Valverde estava em ruínas, ainda à espera do financiamento para uma reconstrução.
Em 2012 foram iniciadas as obras para sua reativação graças a uma iniciativa do SINDUSCON (veja notícia).

7 comentários:

basiko disse...

O comentario que fis a pouco 17:10Min estava me referindo a praia e o trapiche . desculpem pois coloquei ele na reportagem sobre o calçadão. E aproveitando queria disse que o fetter devia estar na cadeia com seu amigo correa! ate rimo!!

Francisco Antônio Vidal disse...

O leitor acima escreveu o seguinte às 17:10, em outro post. Somente retirei uma palavra, o resto está como se lê. Tentem captar a ideia.

È muito triste eu estar vendo essa foto ela só confirma o que todos dizenm que pelotas esta cada vez pior, isso me revolta muito. tenho muito orgulho de dizer que moro em pelotas, que na minha cidade tem praia. Kde o poder publico dai, kade a secretaria de turismo. veja bem não sou contra o carnaval, mais esse dinheiro todo que é investido neli, a população esta muito omiça a essa situaçao enqanto belesas naturais estão sendo abandonadas. Estamos a muito tempo votando em pessoas erradas, precisamos de genti que ame essa cidade e não qera só explorar finaceiramenti estão destruindo a cidade aos poucos pelotas é muito mais que, fena doce. Me digam qual cidade não gastaria de ter uma praia desas, isso é um absurdo para com uma cidade como pelotas. Cade o prefeito, devia ser caçado por atentado contra o patrimonio público municipal.

Anônimo disse...

Porque se incomodar com a decadência, se voces são os que mais contribuem com ela ?

Francisco Antônio Vidal disse...

Quem "contribui" com ela não poderia se incomodar com as consequências?

Se alguém fosse inocente da decadência, deveria ficar tranquilo, ou deveria se incomodar?

Falar sobre a decadência e achar responsáveis é parte ainda da decadência.
O fim dela vem com as ações construtivas, não com declarações (complacentes ou agressivas).

P...........la disse...

comcordo plenamente com Francisco A. Vidal a nossa Pelotas ta mais com cara de gata borralheira. do que princesinha a espera dum princepe .nossa praia é uma das mais belas ,mas em pleno Natal ,o lixo tomou conta do cenario ,sem falar ,do lixo jogado pelo propio publico. Estou falando mesmo é do intulho acumulado e nâo retirado pela prefeitura ,em frente do Campim cabana do Pai Tomas . falando mais a respeito do Balneario dos praseres dava tristesa de ver crianças turistas ,moradores desfrutando a praia á tanto lixo seria por causa do nivel social ou a questão é outra? e o mal cheiro dos peixes mortos a dias na beira? ainda tem quem diga que somos nos mesmos os responsaveis por tal degradação em parte sim mas e o governo o que fas????ainda não consegui desccubrir... poderia simplismente ficar calada só porque moro no balneario valverde mas ...e nossos amigos como ficam ? mas ainda há uma esperança ,juntos podemos lutar por uma pelotas melhor .

Anônimo disse...

conscientização por parte do poder publico para as pessoas seria uma solução bem melhor do que simplesmente proibir as pessoas de acampar ai neste compo lindo do balneario dos prazeres e uma bela fiscalização resolveris o problema,mas isso dá trabalho e gastos para a prefeitura não é?

Francisco Antônio Vidal disse...

Existem zonas de camping para o público, pois no Barro Duro além de perigoso o público destrói zonas de mata nativa.
Fiscalizar tudo isso realmente é caro. Imagina só, a Prefeitura não consegue nem fiscalizar na cidade, depende das denúncias feitas pelos cidadãos. Portanto, conscientização do cidadão é o foco certo.