domingo, 6 de dezembro de 2009

Tripla mostra no MALG

Como segunda atividade da Noite Branca, o Museu de Arte Leopoldo Gotuzzo abriu três novas mostras nas duas salas do primeiro piso: pinturas de Alfredo Aquino, esculturas de Gonzaga e gravuras de vários artistas. Todas elas se encontram expostas até 27 de dezembro.
"Apenas Pintura" são óleos (dir.) do gaúcho Alfredo Aquino, que também idealizou o conceito da Noite Branca, para dar uma moldura artística e solene ao lançamento do mais recente livro de Aldyr G. Schlee.
As pinturas são de grande tamanho (100 x 130 cm) e contêm simbolizações de aspectos humanos, mesclando o figurativo e a abstração. Desejam fazer uma representação (imperceptível ao espectador) da pintura como um símbolo da vida humana, que demora um tempo em desenvolver-se e muitas vezes dela só vemos resultados parciais.
"Seminal" é o título de um pequeno grupo de esculturas (esq.) do também gaúcho Luiz Gonzaga Mello Gomes (veja biografia), que impressionam pela representação de forças que foram imprimidas contra a natureza. Ele percebe o realismo como metáfora do poder humano e defende o naturalismo representado na livre imaginação.
"Aula de gravura" reúne trabalhos de oito destacados gravadores, brasileiros e europeus, alguns já expostos em nossa cidade, outros nunca antes vistos. O título poderia estender-se aos outros dois grupos de criações.
As três séries têm em comum o seu grande peso intelectual, fruto de um trabalho acadêmico do mais alto nível, que olha mais para si mesmo do que para o mundo lá fora. Parecem nebulosas as conexões entre as três amostras, assim como sua possível relação com a Noite Branca.
Adicionalmente, as obras requerem explicações claras e didáticas para que uma pessoa sem estudos possa compreender o que há por trás delas. Como o museu da UFPel tem as melhores condições para a conservação das obras, também oferece mediadores para que o público se aproxime a estas técnicas especializadas, distantes do seu cotidiano, mas que vale a pena conhecer.
Fotos de F. A. Vidal

Nenhum comentário: