domingo, 28 de fevereiro de 2010

Amigos de Pelotas lança caderno cultural

Esta tarde de domingo, último dia de fevereiro, Rubens Amador Filho publicou na internet novo sítio informativo dedicado à cultura pelotense. Com o título de Amigos de Pelotas/Cultura, apresenta-se como um segundo caderno do Amigos de Pelotas, blogue informativo miscelâneo criado em abril de 2008. Ainda que se defina como página paralela ao Amigos, trata-se na prática de um novo blogue, com colunistas exclusivos, agenda própria e enfoque particular sobre a cultura de Pelotas. Mantendo o mesmo desenho do "Amigos-Política" (denominação latente, não utilizada), o Amigos-Cultura (nome manifesto no cabeçalho) separa, ordena e analisa a informação cultural que antes se inseria num mosaico único com as variedades do Amigos.

Os 4 colaboradores que estreiam hoje definem o estilo jornalístico de uma revista semanal: Cíntia Langie, Marcos Macedo, Minduim (que vêm com experiência de escrever no Amigos) e Renata Requião, doutora em Literatura, que fez parte do secretariado do ex-prefeito Marroni.

Inicial dilema a tratar: o significado da palavra "cultura". O colunista Minduim (esq.) aborda este problema, defendendo a definição ampla que inclui, bem além da arte: costumes, tradições e história, folclore, gastronomia e culinária, constituição social e étnica. São elementos que buscam a construção da identidade de grupo, um sentido afetivo e amoroso, inerente aos interessados pela cultura em geral.

O Amigos/Cultura vem enriquecer a cena pelotense, onde já existiam desde 2009 o sítio E-Cult e este blogue, Pelotas, Capital Cultural, analisando o cotidiano pelotense. Como os fins de todos parecem ser os mesmos, cada um terá que definir seu estilo com precisão, seja que prefira competir pelos leitores (em prol de si mesmos) ou colaborar mutuamente, em prol dos leitores e da melhor cobertura cultural. Em qualquer caso, é Pelotas que sai ganhando.

Nenhum comentário: