segunda-feira, 8 de março de 2010

Lago da praça já vazio, ainda sujo

Este era o aspecto ontem (7) do minilago da praça Osório, em processo de limpeza e de renovação da água.

Do lado norte, ao parecer mais alto (esq.), não resta mais água; somente lodo.

Do lado leste, pela Félix da Cunha (dir.), algo de água muito suja aprisiona meia dúzia de peixes, mortos ou quase. As crianças gritam espantadas: Olha, ainda tem uns peixes!

Há uns meses, apareceram peixes mortos pela sujeira e falta de oxigenação, ficando escancarada a ineficiência municipal para solucionar o caso, pois uma entidade é a que cuida da segurança da praça e outra da saúde dos peixes. O anúncio foi de que os animais comprados para este local seriam transferidos para o lago da Estação Rodoviária (que na verdade são dois), enquanto este espaço seria restaurado.

Se os peixes fossem humanos diriam: Vou para a capital dos lagos, lá tem um mar de água limpa.

Hoje vemos que o processo é tão lento que parece que a água e os bichos fossem retirados manualmente, com baldes pequenos. É claro que isso envolve gastos com pessoal e materiais, mas não se sabe de um controle externo, quantos peixes morrem, como são alimentados etc. Se eu fosse peixe, quereria ficar no "mar de água limpa" e não voltar a um lugar tão descuidado como a velha praça. Quem prefere a província por suas vantagens de quietude, precisa ter amor por ela e assegurar-se de que ela não fique em estado de abandono.
Fotos de F. A. Vidal

Um comentário:

Anônimo disse...

Muito interessante o assunto do lago da praça e da falta de respeito aos peixes que lá vivem. São tantas notícias de descaso dos órgãos públicos com a cidade, com seus recantos e com a vida, seja humana ou animal, vegetal. Queremos seguir amando esta cidade, e a amamos, porque sabemos que os problemas que ela tem não são frutos dela mesma, mas sim das pessoas que nela moram, dos governantes que possuem condições monetárias (através dos impostos arrecadados e valores repassados pelo governo federal) para cuidar dos problemas da cidade mas parecem se fazer de cegos. Triste, lamentável. Deveríamos não só ver esse tipo de situação e ficarmos parados, deveríamos reivindicar soluções pois afinal é a cidade que amamos, onde muitos vivem, onde muitos sonham.

Gostaria de ver mais matérias sobre os lugares de Pelotas.

Abraço e parabéns pelo blog. Thiago - Belo Horizonte - Minas Gerais