quarta-feira, 3 de março de 2010

Mandalas de Letícia Castro

As mandalas são desenhos simbólicos em forma circular, de conteúdo místico e de origem oriental, com o sentido de promover a consciência, o relaxamento e o equilíbrio de energia. Há alguns meses vimos uma exposição de mandalas feitas por uma artista pelotense (veja as duas notas).

Letícia Tessmann de Castro (esq.) é artesã de Canguçu e também se interessa especialmente pelas mandalas. Há somente um ano decidiu tentar produzi-las e desde então nunca mais parou. Agora ela expõe por primeira vez e o faz em Pelotas, no Corredor Arte do Hospital da FAU.
A maioria das obras estão expostas em suportes individuais, mas também se encontra um trio (acima). Uma das mandalas "autônomas" contém um espelho (abaixo), que permite casualmente ver no reflexo o mesmo grupo mostrado acima.
As mandalas de Letícia são feitas de diversos tipos de materiais como pedras, papel, semente e texturas. Segundo ela, todas emitem boas vibrações e tranquilizam o ambiente. “A energia é plenamente perceptível pelo nosso inconsciente, o que estimula mudanças e melhorias no local”, explica.
O sentido pacificador pode estar nas formas desenhadas e nos símbolos inspirados pela mente da pessoa criadora. Como ocorre com outras modalidades artísticas, as mandalas são formas autoexpressivas que crianças e adultos podem conceber e plasmar - não somente artistas com experiência.
Para a canguçuense, expor o trabalho no Corredor Arte tem um significado especial. “Espero que elas transmitam harmonia e energia positiva para todas as pessoas que passam por aqui”.
Como se pode ler na nova agenda do blogue, esta mostra se encontra no Hospital da FAU até o dia 10 de março. Cerca das 14h desse dia, a equipe do Corredor Arte retirará estas obras e coloca a nova série (já programada, como se vê no mesmo calendário).
Fotos Corredor Arte

Nenhum comentário: