quarta-feira, 17 de março de 2010

Rádios de Pelotas na internet

Com o surgimento da TV aberta, há 50 anos, as pessoas passaram a ouvir menos rádio, especialmente na zona urbana. O veículo audiovisual teve maior uso educativo e político, e o auditivo ficou com as funções da voz humana: antecipar as notícias da TV, comentar, acompanhar, aproximar, bater papo, divagar, sonhar.

Nos últimos 20 anos, a internet não eliminou a TV nem a radiofonia; ao contrário, veio até reforçá-las. Se antigamente era preciso ter um receptor de rádio e estar dentro do alcance da emissora, hoje pode-se ouvi-la num sítio eletrônico, em qualquer lugar do mundo (algumas rádios - como a carioca Globo FM - até já saíram do dial e estão somente na internet).

O pelotense pode captar cerca de vinte radioemissoras em aparelhos AM-FM. Aqui vai a recomendação de algumas, para que o ouvinte de longe disponha dessa aproximação a nossa cidade.

Frequência Modulada (megahertz)

Com seu estilo repousado, a Rádio União FM (99.9 MHz) chegou em 2007 como irmã da União de Novo Hamburgo, que nasceu em 1980. As duas emissoras podem ser ouvidas na internet, mediante o programa Windows (ouça ao vivo). A locutora Kathia Roloff (acima) apresenta notícias das 6h às 7h, e é também a voz principal da Fenadoce.

A Rádio Federal FM (107.9 MHz) foi fundada em janeiro de 1981 como rádio educativa da UFPel, batizando-se como Rádio Cosmos e tendo em vista um alcance até a fronteira, mas seu projeto ainda não se realiza totalmente. Desde 1992 com o atual nome, ela tem uma programação musical focada no ouvinte adulto, preenchida com anúncios da agenda cultural da cidade. Requer o programa WINAMP. A principal locutora é a escritora Maria Alice Estrella (esq.).

A Rádio Com (104.5 MHz) é outra opção interessante, do ponto de vista cultural. As mais tradicionais em FM são a Rádio Alfa (94,5 MHz), criada há 30 anos pela UCPel, e a Rádio Atlântida (95,3 MHz) que pertence à RBS (sem áudio disponível).

Amplitude Modulada (quilohertz)

  • A Rádio Pelotense (620 kHz) é uma das mais antigas do Brasil – faz 85 anos em 6 de junho próximo – e mantém o estilo noticioso e de conversação (ouça ao vivo).

  • A Tupanci (1250 kHz) toca ao abrir o sítio na internet, mas ainda não tem informação completa da grade de programas.

  • A Rádio Universidade (1160 kHz) pode ser ouvida ao vivo com Real Player.

  • A Rádio Cultura (1320 kHz) está em processo de transição e recuperação; ouve-se "somente" em receptores de rádio.

Ouça um trecho de 3 min da Rádio Gaúcha, de Porto Alegre, que anuncia um programa de debate que se realizou em março na UFPel, com pelotenses, sobre o momento da cidade, sobre o seu desenvolvimento econômico presente e futuro (clique no botão "tocar") . Os dois debates estão disponíveis no portal dessa rádio.

Se o leitor estiver em Pelotas ou fora, pode dizer sua opinião sobre estas emissoras e o que gostaria de ouvir.

5 comentários:

Anônimo disse...

Olá!

Orgulho-me de ser também uma das vozes principais da Fenadoce, à quatro anos juntamente com minha amiga e irmã do coração, Kathia Roloff.
Registro que ela é uma locutora maravilhosa, de um talento ímpar e uma voz sem igual...e também é apresentadora do programa Falando em Mim, da TV CIDADE- Pelotas-Rs.
Um grande abraço!

Ana Seus.

Kathia Roloff . disse...

Curiosamente procurei no Google e, ao digitar meu nome, encontro as informações acima citadas sobre minha pessoa e meu trabalho na rádio União Fm Pelotas 99.9 e também no trabalho que realizamos na Fenadoce de 2006 a 2009.
Agradeço a lembrança e deixo registrado o meu carinho e admiração pela equipe que divulga, através deste, informações inteligentes das mais variadas.
Lembro também que realizo trabalho na programação da Tv Cidade, canal 20 Viacabo, como apresentadora e repórter.
Grande abraço!!!
Parabéns!!!

Kathia Roloff.

Francisco Antônio Vidal disse...

Este repórter aceita convites para conhecer os trabalhos de arte e cultura da cidade. Vamos divulgar o que temos de bom. Email sotovidal@yahoo.com.br

Unknown disse...

A RADIO PELOTENSE É MARAVILHOSA !

Anônimo disse...

A RADIO PELOTENSE É NOTA 10, É OTIMA !