sábado, 17 de abril de 2010

Pinturas em caneta, cera e lápis de cor

Tiago Athaydes Dias, 27 anos, é aluno de História na UFPel. Há cinco anos sofreu um grave acidente em casa, ficou imobilizado por três meses e a convalescência o fez descobrir a arte.

A solidão foi um "estímulo" para expressar o vazio que sentia e as ideias foram saindo do esconderijo mental, como uma erupção sem fim. Colocar os sentimentos no papel o fez descobrir um mundo novo na recuperação. Simples materiais como lápis de cor, caneta esferográfica, giz de cera e cartolina serviram para canalizar a criação.

Isso é o que relata o portal da UCPel (leia a notícia) sobre a mostra "Autodidaktos", título que apresenta Tiago como um artista espontâneo, sem mais professores que suas experiências, ideias e talentos. Nesta sua primeira exposição, o jovem reúne os trabalhos realizados nessa fase de descobrimento.

Com princípios simples, o novo pintor desenvolve formas grandiosas e complicadas, como se confeccionasse um mural em miniatura. Geralmente ele usa lápis e giz de cera, com abundância de cores vivas, que recordam um estado psicodélico ou onírico (aos lados, detalhes do quadro "Brotos").
Por trás das imagens por demais chamativas, há conceitos que o espectador poderá resumir após passar o choque inicial das formas e colorações.
Um exemplo de trabalho sem cores é o quadro “Composição dos Dias de Ontem e de Hoje” (na foto 1 e abaixo, detalhe), criado durante dois meses, somente com tinta preta sobre papel. A ficha de referência na exposição indica que se trata de nanquim, mas à reportagem da UCPel o artista informou ter usado seis canetas esferográficas.
Com esta interessante mostra, a Galeria de Arte da Católica inicia em abril sua temporada 2010, tardiamente em relação a anos anteriores, quando a seleção era feita nas férias da universidade e a primeira exposição se instalava com o início das aulas.
Fotos de F. A. Vidal

Um comentário:

Anônimo disse...

Pelotas tinha que criar mais vergonha na cara
e abrir mais espaços para os artistas sem currículo como este rapaz.
Pois os artistas estão em Pelotas Mas Pelotas não esta nos artistas!!!!!