terça-feira, 22 de junho de 2010

Cubismo urbano, pinturas com spray

Até sexta passada (18), André Winn expôs na Galeria de Arte da UCPel uma série de pinturas intitulada "Cubismo Urbano", conceito que mistura técnicas e ideias artísticas bem diversas.

Do fovismo francês, o artista toma as cores puras, vibrantes, instintivas, exaltadas por si mesmas. Do cubismo sintético de Picasso, vemos o modelamento das linhas, num geometrismo mais livre.

Em depoimento à reportagem da UCPel (leia nota), André também informa influência do expressionismo. Todos esses movimentos artísticos se desenvolveram entre fins do século XIX e início do século XX. Por outro lado, a predominância de formas femininas nas telas evoca uma inspiração na antiga arte egípcia.

Quanto às técnicas, o artista usa basicamente o spray, material à base de óleo, típico das artes de rua, como o graffiti (às vezes aportuguesado para "grafite"). Ao agredir o suporte e permitir o escorrer da tinta, o jato do spray imprime dramaticidade e movimento à composição. Outro material aqui usado é o pincel atômico, também contemporâneo.

A fusão entre estilos modernistas elaborados - especialmente o cubismo de Picasso, de inícios do século XX - e a técnica contemporânea do spray, de sentido primitivo, resultou no "cubismo urbano" de André Winn.

É um ecletismo que, reunindo o não acadêmico da arte, pretende resgatar o seu sentido revolucionário ou, pelo menos, expressar ingredientes humanos tão extremos como o intelectualismo e a rebeldia. A atitude oposicionista se revela aqui ao escolher elementos que se contradizem.

As 23 obras aqui espostas são fruto da inspiração ocorrida nas primeiras horas de 2010. Com o impulso da virada do ano e a esperança de um novo caminho aberto, André criou todos estes desenhos, num bom exercício prático e teórico.

Natural de São Lourenço do Sul, André formou-se em Programação Visual pelo CEFET e atualmente estuda no 3º semestre da Licenciatura em Artes da UFPel. Outra proposta sua esteve em exposição numa sala da SeCult, há uns dias (veja nota).

A expressão "cubismo urbano" não havia sido usada na pintura até agora, pois ela remete à arquitetura por ambos lados: diretamente, pela palavra "urbano" e indiretamente pelas artes plásticas (pois não há cubismo rural). Uma denominação mais própria para esta expressão pictórica seria "neocubismo" ou "pós-cubismo".

A própria Galeria de Arte da UCPel (esq.) tem um aspecto geométrico, com um longo biombo metálico. Somente a visão conjunta de pessoas e obras de arte alivia a aparência asfixiante das vigas verticais. Neste caso, ao representar pessoas de modo semiabstrato as obras de André Winn (dir.) fazem uma boa ponte entre a rigidez da cenografia e a humanidade biológica dos espectadores.
Imagens: F. A. Vidal (1-3) e UCPel (4)

Um comentário:

Anônimo disse...

Achei muito interessante e bonita a pintura! Parabéns!