quinta-feira, 3 de junho de 2010

Luís Bernardo Trindade e amigos

O barítono pelotense Luís Bernardo Trindade organizou um recital de música lírica com músicos locais, no auditório central da Universidade Católica. Realizado em 15 de maio passado, o concerto se destinou a levantar fundos para a realização do espetáculo "Mozart in Concert", em meados deste mês de junho.

Luís Bernardo deu início ao encontro lendo uma apresentação de si mesmo, em terceira pessoa. Um programa escrito dava interessante informação sobre os trechos líricos em idioma estrangeiro, mas poucos dados sobre os compositores, os cantores (protagonistas do recital) e os instrumentistas.

O próprio Luís Bernardo se encarregou como solista de cinco das onze peças, enquanto as demais foram interpretadas pelos tenores João Ferreira Filho e Marcelo di Fante, soprano Daniela Moreira e mezzo Heloísa Silva.

Apesar da boa disposição dos músicos, o público não foi adequadamente motivado para participar do espetáculo. A curiosidade geral pela música de câmara foi satisfeita, a julgar pelos aplausos de aprovação, mas ficou uma grande distância da plateia com o cenário (primeiras filas vazias). Em ambientes europeus não é necessário educar a proximidade e a interação, mas entre nós se precisa ensinar até os momentos para aplaudir, pedir bis e cumprimentar os artistas no final.

O melhor do show ficou com os cantores mais experientes: João Ferreira Filho (esq.) - de grande expressividade vocal e cênica, e físico apropriado para personagens principais de óperas - e Luís Bernardo Trindade, de excelente pronúncia e projeção vocal para recitais de câmara, inclusive com bom jogo corporal para cenas cômicas, como nos Conselhos, de Carlos Gomes, em contracena gestual com Daniela Moreira (foto acima).
Fotos de F. A. Vidal

Nenhum comentário: