quarta-feira, 23 de junho de 2010

Pinturas sobre vidro, de Renato Pâncaro

Renato Badoglio Pâncaro era mais um apreciador de museus e galerias de arte em Pelotas, Bagé e Rio Grande, como milhares de pessoas, mas foi só aos 63 anos que escolheu iniciar sua própria produção.

Em 2002, Renato se preparava para uma cirurgia simples, e descobriu um câncer no pulmão. Operado no Hospital Escola, ficou curado e se motivou para o que sempre havia querido: estudar arte, tudo por conta própria. Experimentou com diferentes materiais, e obteve um resultado que o deixou contente, utilizando verniz vitral e esmalte vitral, tintas especiais para pintura em vidro. Algumas das obras são releituras de outros autores, sendo algumas de sua própria criação.
As pinturas são sobrepostas em um, ou dois vidros e ainda recebem um outro vidro antirreflexo. Tudo em grandes dimensões e finalizado com molduras que estruturam e harmonizam o conjunto. O resultado é visualmente complexo: a transparência e a luminosidade dos vidros se misturam com a cor da parede, além de proporcionar um efeito de três dimensões.

Finalmente, ele vem expor suas obras justamente no Corredor Arte, o projeto de saúde mental do mesmo hospital que o acolheu na doença. Sua satisfação parece maior com o retorno ao lugar de cura, do que com as próprias obras. “Não há como separar minha gratidão à FAU do meu trabalho, pois ele é uma consequência. Minhas telas são como pequenas fatias de felicidade que se desprendem da minha alegria de viver”, comenta. As obras ficaram até ontem no Corredor.
Imagens: Corredor Arte

3 comentários:

Anônimo disse...

Desconheço:"Projeto de saúde mental"
A cura foi de um câncer pulmonar.

Renato Pãncaro.

Francisco Antônio Vidal disse...

O Corredor Arte é um projeto de saúde mental do Hospital da FAU/UFPel; neste último, o artista se curou de um câncer pulmonar.

ASTRID LONAS disse...

NUNCA TINHA VISTO ALGO TÃO LINDO E PERFEITO. O ARTISTA ESTÁ DE PARABENS POR SUAS OBRAS MAGNIFICAS.