quinta-feira, 10 de junho de 2010

Ponto facultativo versus Fenadoce: quem ganha?

Durante a Fenadoce, os horários das três salas de exposições da Secretaria de Cultura foram estendidos para os fins de semana. De segunda a sexta, elas ficam abertas, como de costume, das 12:30 às 18:30 - e nos sábados, domingos e feriado dentro do período desta Fenadoce - das 13:30 às 17:30. Uma especialíssima exceção, tendo em vista facilitar a visitação turística.

No entanto, houve uma confusão no fim de semana passado, com o feriadão de Corpus Christi (quinta 3 de junho). A novidade foi anunciada deste modo, bem explícito e claro (leia aqui a notícia):

Apesar do ponto facultativo decretado pelo Executivo Municipal, as Salas Antonio Caringi, Inah Costa e Frederico Trebbi também estão abertas ao público na sexta (4), sábado (5) e no domingo (6).

O ponto facultativo havia sido decretado pelo prefeito em maio. Segundo notícia de 2 de junho (leia), somente os serviços essenciais da prefeitura seriam mantidos (quais seriam esses?).

A porta fechada (dir.) foi o que encontrei nesta sexta, no horário em que a sala Frederico Trebbi ia estar aberta. Em dias de exposição, ela é montada no saguão da prefeitura; existe desde 1991, mas tem estado em mais de um lugar.

Neste caso, por que o palácio não estaria aberto, se não era feriado obrigatório e muitas pessoas poderiam querer visitar a mostra de fotografias, segundo o próprio objetivo da mudança de horários?

Sentindo-me autorizado pela notícia, bati na porta do castelo, que tem como vantajoso recurso uma mão de pesado metal, a modo de campainha, antiquada mas eficaz (esq.).

Apareceu numa fresta a guardiã encarregada, que explicou estar a prefeitura em ponto facultativo e permanecer fechada todo este fim de semana e todos os seguintes (o horário especial seria somente para o Casarão 2). Lá dentro, via-se o saguão escuro e vazio, com a exposição montada. Sentindo muito por não poder deixar-me entrar, ela se despediu e voltou a fechar o acesso.

A nota oficial teria estado errada? A decisão de abrir a Frederico Trebbi teria sido tomada sem informar os guardas municipais? Qual seria o horário real para visitar esta sala de exposições? Obtive depois a informação definitiva na recepção da SeCult (que não esteve fechada nesses dias do ponto facultativo):

  • realmente os horários especiais para turistas (fins de semana e feriados) valem durante a Fenadoce (e somente neste período, que finaliza no domingo 13 de junho): teoricamente, para as 3 salas;
  • a única exceção a essa mudança seria para a sede da Prefeitura durante o ponto facultativo (3-6 junho), que saiu vencedor no round com a Fenadoce.

Por consequência, a notícia tinha estado errada no que tangia à Frederico Trebbi (falha da Secretaria de Comunicação ou da direção de Artes Visuais?), no que saíram perdendo os possíveis visitantes e a nossa capacidade turística. Talvez ninguém percebeu nosso provincianismo e comodismo, mas fica aqui a denúncia desse fenômeno invisível para os pelotenses. Deduz-se também que as 3 salas de exposições deverão estar abertas no próximo fim de semana, no famoso horário especial.

Mas outra novidade haverá, após a Fenadoce: desde 14 de junho e até o próximo verão, o Paço Municipal (mas não a SeCult) modificará seu horário para a manhã (8:30 - 14h), o que impedirá a todos de visitar à tarde as exposições que ali houver. Única exceção a esta nova regra: se algum jogo do Brasil nesta Copa ocorrer pela manhã, a Prefeitura não trabalhará nesse turno e abrirá pela tarde. Teremos que estar ligados no futebol para poder visitar as galerias. Coisas de Brasil e de Pelotas. Quem ganha com tanto drible?
Fotos de F. A. Vidal (1) e Letícia Lessa (2)

Nenhum comentário: