segunda-feira, 9 de agosto de 2010

Choque de classes, desrespeito à natureza

Insólito um cavalo estacionado em pleno centro de Pelotas? E ainda na contramão: duplamente estranho. Motoristas que entravam pela Rua Marechal Floriano nada entendiam.

Esta tarde, logo após as 16h, um acidente menor chamou a atenção de todos. Sem que ninguém se ferisse, um carro bateu numa charrete de tal forma que o cavalo assustado levou o débil veículo para cima da calçada.

Duas viaturas da Brigada Militar vieram atender o problema e estacionaram no mesmo espaço, atrapalhando ainda mais o trânsito (abaixo). O público observava e comentava. Em minutos, o movimento tinha invadido todo o espaço urbano e as atividades de transeuntes, lojistas e ambulantes.

De um lado da rua transcorria a discussão entre humanos, num conflito social - entre uma classe rica e outra pobre - mediado pelos policiais. Do outro lado, o cavalo esperava pacientemente (acima).

Às vezes os irracionais parecem mais sábios, especialmente quando o urgente "progresso" entra em choque com os sentimentos humanos. E não se trata de querer obstruir a modernidade, em prol da natureza primitiva, mas simplesmente uma questão de compreensão e respeito, coisa que muitos humanos desconhecem.
Fotos de F. A. Vidal

Nenhum comentário: