segunda-feira, 23 de agosto de 2010

Objetos que falam da intimidade

Norma Alves é a autora da série de fotografias "Objetos Íntimos, coisas que falam por si", que será inaugurada esta terça (24), às 20h, no Espaço Arte Chico Madrid, da Sociedade Sigmund Freud.

As imagens se referem a uma pesquisa que Ivana Nicola Lopes - doutora em História da Arte pela Universitat de Barcelona - realizou para um pós-doutorado que cursou na Faculdade de Educação da UFRGS.

Professora de História da Arte e de Teoria e Crítica da Arte na FURG, Ivana trabalhou com um grupo de mulheres - a maioria em tratamento na clínica médica de Eduardo Devens, em Pelotas -, com o objetivo de examinar a influência das artes na cultura popular.

No exercício artístico-afetivo, cada participante falou de pertences com significados importantes para elas, coincidindo que todas, como por encanto, guardavam esses objetos até hoje. A artista plástica Norma Alves se dispôs a pensar a exposição, fotografar os objetos-testemunhos e desenhar o convite. Por outro lado, Ivana redigiu descrições poéticas inspiradas em cada figura, a modo de uma devolução de mãe-boa.

O espaço da exposição também dialoga com as imagens, representando aquele um útero-bom, compreensivo e tranquilizador, e estas últimas elementos carregados de emotividade (mais amorosa do que dolorosa). A sala Chico Madrid é coordenada pelo médico-fotógrafo Eduardo Devens.
Imagens: N. Alves (1), I. Lopes (2)

Nenhum comentário: