sábado, 18 de setembro de 2010

O Universo Singular de Francisco Vargas

Francisco Vargas expôs até esta semana recém passada, na Galeria de Arte da UCPel, as fotografias sob a série intitulada “Universo Singular”, com imagens da natureza desde um ponto de vista visualmente minucioso e humanamente profundo.
O mar, a Lagoa dos Patos, flores, insetos, animais e elementos do cotidiano são revistos pelo olhar amoroso de Vargas. Foram trinta fotografias, todas produzidas em 2010. “É um convite para refletir. De repente, se pararmos, encontramos beleza. Depende da maneira que conseguirmos olhar”, afirmou.
A proposta é eternizar momentos não programados nem ensaiados. O fotógrafo amador (no melhor sentido da palavra, de amor à arte e amor ao universo que visita e revisita) consegue registrar momentos expressivos, altamente significativos do ponto de vista humano, inesperados e irrepetíveis, como o de um díptero com cores e transparência que semelham um vitral (dir.).
Segundo Francisco, o universo é uma obra divina. "Como tal merece ser contemplado e desvendado na sua infinitude e singularidade. Singular porque cada imagem contempla em si o instante único, como o voo de uma borboleta, a brisa em uma flor. Aquele instante captado pela lente é singular, mas cada interlocutor vai interpretar a obra dentro das circunstâncias peculiares de cada um".
Bacharel em Administração de Empresas, com atividades no Serviço Público Federal até sua aposentadoria, Francisco sempre fotografava, mas não o fazia além dos limites da família. A curiosidade e o olhar atento às paisagens desembocaram na dedicação e em estudos sobre a arte de fotografar, que vem realizando nos últimos anos (2007-2010).
Atualmente, seu olhar transcende os detalhes arquitetônicos da Princesa do Sul e desvela, a seu modo, a singeleza dos detalhes naturais, aproximando-se à visão amorosa do Criador.
Fotos: Wilson Lima (UCPel) e F.A. Vidal

2 comentários:

Anônimo disse...

pelo amor de Deus!!! isso naum eh DIPTERO!!!! meu queridooo aquela asa enorme atras da primeira transparente eh um balancinho? ne naum viu? eh Lepdoptero da familia Arctiidae mimetico de vespa. obrigado

Francisco Antônio Vidal disse...

Ok, pode ser um lepidóptero. Veja um exemplo de mariposa mimetizada de vespa, neste blogue:

http://amazoniaselvagem.blogspot.com/2011/01/mimetismo-camuflagem.html