quarta-feira, 13 de outubro de 2010

Exposição de telas de Gustavo Bicca

O pelotense Gustavo Lucas de Oliveira Bicca tem 30 anos. Como portador da Síndrome de Down, não tem um currículo rico em titulações, mas certamente cheio de desafios, sacrifícios e alegrias. Com o apoio de outros e uma grande vontade de crescer, foi tomando rumos de superação, aperfeiçoando-se gradualmente como um artista plástico.
Terminou o Ensino Fundamental na Escola Estadual Santa Rita, e fez o Curso Técnico de Agroindústria na Escola Agrícola Federal de Pelotas. Com notórias aptidões e interesses para as artes manuais, estudou desde o ano 2000 no Atelier Giane Casaretto, desenvolvendo diversas técnicas de pintura, como tinta acrílica, pastel seco e oleoso, bastões de cera, colagens e outros.
Seus trabalhos mostram que a criatividade foi sendo incentivada, especialmente no que se refere aos traços e à composição plástica. Atualmente frequenta aulas no Atelier de Olga Halfen, onde se nota a maior liberdade de expressão.
Os traços inseguros deram origem a quadros mais futuristas (esq.), mais e mais embasados nas técnicas ensinadas. Ali trabalha com madeira e composições de diferentes texturas sobre os quadros.

Gustavo está filiado ao Movimento de Artistas Plásticos de Pelotas (MAPP). Em 2002, ganhou destaque ao ser classificado para a fase Regional do Projeto SESI Descobrindo Talentos, com a obra “Sob o sol do deserto”.
Até 10 de novembro, está expondo individualmente uma seleção de trabalhos dos últimos dez anos, sob o título "Trajetória". A mostra pode ser visitada no Espaço Arte Chico Madrid, da Sociedade Sigmund Freud.
A casa espera que esta divulgação também sirva de estímulo a todos aqueles que têm necessidades especiais, pois o esforço e o crescimento de Gustavo mostram que a arte não tem barreiras, pois é uma expressão do espírito.
Fotos: E. Devens (1) e F. A. Vidal (2-4)

4 comentários:

Francisco Antônio Vidal disse...

Adriane Magalhaes, pelotense radicada em Arroio Grande, escreveu hoje no Livro de Visitas, dizendo que tinha adorado esta nota sobre a exposição de Gustavo Bicca:

Parabéns Gustavo! És um show!! Parabéns ao escritor e organizador do blog!
Abraços orgulhosos por esta linda cidade e por este povo maravilhoso.
Adriane

Unknown disse...

Parabéns Gustavo! Continua tua caminhada com muita luz. Um super abraço.Elisa Kern

Anônimo disse...

Guga,parabéns,fico muito feliz de ver que você está crescendo cada dia mais,seus trabalhos são lindos,um grande abraço da sua sempre amiga Dani de Passo Fundo!!!

Rafael disse...

Parabéns Guga, meu primo! Que sucesso! Parabéns ao pessoal do blog também! Abraços!