segunda-feira, 18 de outubro de 2010

Futebol, Sociedade Anônima

Curta-metragem da Moviola Filmes (2009), dirigido por Cíntia Langie e Rafael Andreazza.

O barulho do trem que se ouve em off (sem imagem), nos primeiros segundos, é pão-de-cada-dia no bairro Simões Lopes. Ou melhor, de dia e noite, pois os horários dos trens não respeitam o horário da população. Os apitos inundam também o silêncio do centro da cidade. Interrupções do trânsito e atropelamentos geraram tal desordem e insegurança que o prefeito Fetter optou por retirar a linha férrea do perímetro urbano.

"Futebol, Sociedade Anônima" estreou no Projeto Sete Imagens, em 17 de setembro de 2009. O Teatro Sete de Abril lotado participou num debate com Cíntia, atores e equipe de produção, de acordo ao formato do projeto.

No saguão de entrada, a decoração alusiva eram um televisor mostrando imagens de futebol, e camisetas de times (o 7 é da Moviola, time novo mas talentoso e que vai subindo degraus).

Um detalhe que enriquece o trabalho é ter registrado como era o Mercado Público antes de seu fechamento e restauração (veja do minuto 4:35 até 4:47). O filme foi projetado em outros lugares, inclusive na TV aberta (RBS) para todo o Estado.

Veja também o making of no final deste post e o saboroso vídeo-clip da última música da trilha sonora, Passa a bola, de Edu DaMatta.
Foto de F. A. Vidal

Um comentário:

Anônimo disse...

Simbora!!!!!!!!!
e dia 22/10 as 20 h na SECULT tem nova sessão do MARCOVALDO
HASTA!!!