sexta-feira, 1 de outubro de 2010

Pelotas ontem e hoje, fotos gêmeas

Durante a Semana do Turismo em Pelotas, uma das atividades é a mostra "Pelotas, Ontem e Hoje", montada no campus I da Universidade Católica. A ideia nasceu em 2009 e ficou em exposição no Quiosque Nelson Nobre (veja nota).

A partir do acervo de Nelson Nobre Magalhães, digitalizado pela UCPel, o professor Daniel Botelho organizou duplas de fotografias: uma antiga e uma atual.

As antigas são cartões postais da primeira metade do século XX, e as novas são registros de Marcel Ávila, que tentou reproduzir semelhanças fotográficas como os ângulos de observação, as distâncias dos objetos vistos e até mesmo o cuidado com o preto-e-branco, que aparenta antiguidade.

Por exemplo, na esquina da Farmácia Khautz - Marechal Floriano com Andrade Neves (dir.) - existia a loja de Ambrósio Perret (acima), num registro provavelmente da década de 1920. Perret foi empresário pelotense, descendente de franceses, e hoje é nome de rua na zona da Balsa (atualmente, Bairro São Gonçalo).

Outro bom registro, do total de 25 pares de imagens comparativas ontem-hoje, foi uma vista do Mercado Público onde "ontem" passava um bonde e "hoje" estacionava um moderno ônibus. A sutil alusão ao turismo sugere a importância do intercâmbio cultural, do diálogo com as visitas e do conhecimento de nós mesmos. A cidade é um palimpsesto em que as épocas se acumulam e a cada momento o passado pode ser descoberto e redescoberto para se entender o presente e projetar o futuro.

Os objetivos do projeto fotográfico "Pelotas, ontem e hoje" são, mediante a apreciação das transformações urbanas, estimular o conhecimento do passado, a percepção do presente e uma visão sobre o futuro, três elementos que fundamentam o desenvolvimento turístico.
Reproduções de fotos: de Marcel Ávila (2 e 4) e do acervo de Nelson Nobre (1 e 3)

Nenhum comentário: