quarta-feira, 17 de novembro de 2010

Quatro recitais com músicos visitantes


Professores do Conservatório de Música da UFPel criaram a série “Artistas Convidados”, com músicos de renome que oferecerão aulas magistrais e quatro concertos. Já bastante movimentada, a programação cultural da cidade ganha com estas atividades ainda maior brilho e interesse. Todas com entrada franca.

Na sexta-feira (19), a destacada pianista norte-americana Réne Lecuona (dir.) ministrará uma aula magistral (9h-12h) e fará um recital às 19h30min com:

  • trechos de Visions Fugitives de Prokofiev, Sonata Apassionata de Beethoven, Balada nº 4 de Chopin, e obras de norte-americanos contemporâneos: Mouthpiece XIV de Erin Gee (nascida em 1974) e Imprimitivity de Lawrence Fritts, nascido em 1952 (ambas obras compostas em 2010).

Assista neste vídeo a pianista Rene Lecuona interpretando a redução orquestral (acompanhamento de orquestra sinfônica) para o primeiro movimento do Concerto para Piano em lá menor de Grieg, com Sarah Maktabi como solista, em seu recital de graduação, em 2007.

Nos dias seguintes deste ciclo, a renomada flautista Odette Ernest Dias (vídeo acima, com Roberto Rutigliano na bateria), francesa naturalizada brasileira, ensinará sobre interpretação da flauta transversal e fará dois recitais.

  • As três aulas serão quarta 24, às 9h (MALG) e 15h (Conservatório) e quinta 25 às 9h (Conservatório).
  • Os recitais serão na quinta 25, 20h (como solista, na Catedral do Redentor) e domingo 28, 19h (com diversos acompanhantes, no Conservatório).

Na quarta 1 de dezembro (18h30, no Conservatório), um último recital de violino e piano trará os convidados Thiago Ribas e Regiane Yamaguchi, violinista e pianista brasileiros.

Nenhum comentário: