domingo, 28 de novembro de 2010

UCPel ajuda a relaxar a tensão de vestibulandos

Quase quatro mil inscritos no vestibular da UCPel prestaram exames neste domingo (28) das 8h às 13h. De modo especial, o serviço de comunicação da Universidade emitiu matéria em seu portal (leia), que, normalmente, funciona de segunda a sexta.

Um dos pontos interessantes é que se planejou um passeio turístico pela cidade, oferecido a familiares e acompanhantes de vestibulandos, sob prévia inscrição (leia notícia de sexta 26).

É costumeiro que candidatos de outras cidades sejam acompanhados por pais e irmãos, com a boa intenção de dar força moral e diminuir o nervosismo. A tensão às vezes pode ser tanta - no vestibulando como nos familiares (uns contendo os outros) - que estes ficam precisando de alguma descontração, durante a prova. A ideia de relaxar passeando pela cidade veio como uma luva, atendendo vários objetivos ao mesmo tempo.

No roteiro de uma hora, a Praia do Laranjal e o centro histórico de Pelotas (Praça Osório e Catedral). Na orientação informativa, um aluno do curso de Tecnologia em Gestão de Turismo.

Na reportagem de hoje, é entrevistada a família da porto-alegrense Juliana Pasternak, candidata à Medicina, o curso mais difícil (22 por vaga). Pai, mãe e irmã nunca tinham vindo a Pelotas e gostaram muito do passeio. A tensão foi esquecida, mas, no fim da manhã, já não seria a mesma, ficando equilibrada com um otimismo que pôde ser transmitido à vestibulanda.

Se o esperado sucesso não vier desta vez, uma nova tentativa será vista com bons olhos, pois a cidade ficou sendo percebida como acolhedora, um lugar onde vale a pena viver. Muitos pelotenses, em seu afã por reclamar (herança de uma classe alta em decadência), não entendem como negativo que as mais bem fundadas críticas possam afastar parte dos visitantes - inclusive os que gostam de Pelotas - e gerar assim mais motivos para as lamentações.

A lista dos aprovados será divulgada quinta-feira (2), às 20h.
Fotos: UCPel

Nenhum comentário: