quarta-feira, 19 de janeiro de 2011

Capitólio, um drive-in sem filmes


Hoje à tarde o antigo Cine Capitólio estava com muito movimento... de carros. Por algum motivo, o local é preferido para estacionar, mesmo que não se veja filme algum.
Os guichês externos estão depredados, e o interno é o que funciona normalmente (sob a escada). No antigo saguão de entrada há vagas para veículos, e a grande sala de projeção está cheia, como não ocorria quando o Capitólio era cinema. A iluminação é penumbrosa, como se o filme já fosse começar, mas não se usam lanterninhas, somente os faróis dos clientes.
Sem elevadores, as motos e os carros não podem ir ao piso de cima; ele ficou exclusivo para seres humanos, que hoje o ignoram totalmente. O único acesso é a escada de mármore, e quem lá sobe - talvez para usar os banheiros - verifica que o foyer ou mezanino está intacto e a antiga Sala 2 ainda está com suas cadeiras, abandonada mas semipronta para funcionar.
Se algum pelotense quisesse alugá-la, ela poderia ressuscitar à vida social e cultural. Enquanto a vida real continua no chão, é lá que residem os fantasmas do Capitólio, os filmes que já ninguém vê.
Foto de F. A. Vidal

Nenhum comentário: