domingo, 9 de janeiro de 2011

Flores e mulheres abrem 2011 no Corredor Arte

Nauri Saccol, Vera Souto e Graça Antunes, integrantes do Movimento dos Artistas Plásticos de Pelotas (MAPP), apresentam a exposição “Flores” até o dia 17 de janeiro no Corredor Arte da FAU.

A proposta delas é alegrar a vida das pessoas que trabalham e necessitam dos serviços do hospital. “Viemos para falar de flores, numa homenagem à vida", disseram à coordenação do projeto.

Nestas datas alusivas às mudanças e renascimentos, as artistas também pretendem anunciar um novo ano "em que possamos colher e oferecer os frutos de amor, fé e esperança a todos que por aqui passarem”.

As flores são um tema clássico nas artes e, mesmo não contendo novidade no conteúdo, sempre são bem-vindas num hospital, um lugar onde a sensibilidade está à flor da pele e as novidades boas são colocadas por vozes humanas que falam em nome da esperança: a vida continua e se renova em nós.

Se bem costumam ser o típico ponto de partida para os aprendizes, as flores contêm um simbolismo universal que sugere às mentes mais criativas um leque amplo de associações: visuais, verbais, afetivos, sociais, eróticos e espirituais. Neste caso, o trio de artistas do MAPP veio dizer algo próprio, dentro do velho tema.

Vera preferiu as cores vivas, exceto num quadro de ambientação outonal (dir.), onde folhas se confundem com flores - tanto em formatos como em colorações - e até o vaso adquire uma "pele" com nervuras. A sugestão é de que o outono da vida tem uma exuberância de ideias e emoções, sem diminuir a qualidade da beleza física.

Nauri imaginou flores levemente estilizadas (acima esq.), com detalhes antropomórficos nos gineceus (a parte central, rodeada pelas pétalas). Justamente o ponto feminino sugere olhos, lábios e ouvidos, focos da sensibilidade na comunicação humana. Será que na doença ou na saúde pensamos nesses pontos sensíveis?

Graça trouxe suas mulheres gordas, vestidas de estampas florais, mas para revelar que as verdadeiras flores e frutos somos nós, que contemos as sementes do amor generoso e da criatividade produtiva.
Imagens: Corredor Arte

Nenhum comentário: